Compartilhe:

Atuando em recrutamento  e seleção, tenho me deparado com alguns desafios na hora de montar os grupos para recrutamento.

As dificuldades apresentam-se desde o momento da triagem, pois há uma serie de informações faltantes nos currículos dos candidatos, além de pretensões salariais extremamente diferentes das oferecidas pela vaga em questão.

Depois disso, é necessário contatar cada um dos candidatos para a entrevista presencial e aí a situação se complica-se um pouco mais, pois é grande o numero de interessados que confirmam a sua presença e não comparecem  nas entrevistas.

O objetivo do Recrutamento e Seleção é encontrar parcerias duradouras entre uma empresa e seus colaboradores. É primordial compreender as necessidades da empresa, seus objetivos empresariais e valores. Só assim é possível imaginar as expectativas que a empresa possui para o seu pessoal.

Da mesma forma, na entrevista com os candidatos, é importante buscar compreender quais os objetivos e sonhos daquele profissional, com quais áreas de trabalho ele mais se identifica e  onde deseja chegar.

Então, conhecendo melhor os dois lados interessados nesta parceria, busca-se o melhor alinhamento possível para cada caso ou para  para cada posição desejada pela empresa contratante.

Aos candidatos, segue uma lista de pontos que considero importante avaliar no momento de decidir candidatar-se a uma determinada vaga disponível e que podem ajuda-lo a se preparar melhor para este momento que costuma ser de expectativa e muita tensão:

1) Atente para os detalhes da vaga

Sabe-se que muitas empresas optam por manter seu processo seletivo confidencial, logo seus nomes não aparecem na requisição. Porém, em muitos casos é possível saber a região onde a empresa se localiza, o que pode ajudar a decidir se é ou não viável se locomover diariamente para o local de trabalho.

Observe também o segmento em que a contratante atua, assim fica mais fácil avaliar como será a sua rotina de trabalho.

Obviamente deve-se observar a descrição da posição para qual a vaga é solicitada. Lembre-se que se candidatar para uma posição para qual você não tem nenhuma afinidade, torna-se um mau negocio em um curto espaço de tempo.

2) Considere a faixa salarial proposta e os benefícios da empresa

É muito comum encontrar candidatos que se interessam pela vaga apresentada, porém têm uma pretensão salarial, três ou quatro vezes mais alta que o ofertado pela proposta de emprego. Com exceção de uma posição que tenha uma remuneração variável sobre o resultado apresentado, não há sentido em candidatar-se para uma posição que oferece um resultado tão discrepante daquele que você almeja.

3) Leia atentamente as instruções para o dia da entrevista

Verifique a data, o horário e local para que seja possível se programar para o dia agendado.

Caso não seja possível comparecer por qualquer motivo, verifique a possibilidade de remarcar seu horário sempre antes do dia marcado, junto ao recrutador.

Observe também o que é necessário levar no dia da entrevista. Alguns recrutadores solicitam um currículo atualizado e impresso. Aproveite a oportunidade para verificar se os dados estão todos atualizados. Assim,  inclua informações relevantes que podem ser úteis na hora da entrevista e que permitam valorizar sua imagem perante o grupo.

4) Compareça com dez minutos de antecedência

Chegar antes requer um planejamento que deve considerar o horário da entrevista e o tempo de deslocamento entre o local que você se encontra e o destino da entrevista.

Lembre-se que você deve considerar também possíveis imprevistos no caminho, como trânsito ou  acidentes de percurso, como ônibus quebrado, metro parado e outros inconvenientes.

Nunca chegue atrasado. Além de passar uma imagem de falta de comprometimento, pode interferir em sua apresentação na entrevista, já que toda vez que chegamos atrasados, ficamos mais nervosos e apreensivos.

5) Vista-se adequadamente

Há uma relação direta entre as atividades que desempenhamos e a correta maneira de se vestir. Há profissões que determinam o uso de uniformes, outros que exigem a cor branca, e há ainda profissionais cujo traje deve ser  social completo, incluído terno e gravata para os homens.

Entretanto mesmo para a entrevista, é aconselhável vestir  algo mais sóbrio e formal, evitando que os acessórios em excesso, destaquem- se mais que sua performance na entrevista

6) Apresente-se e fale de modo resumido sobre suas experiências e expectativas

É comum nos sentirmos um pouco tímidos e nervosos no momento em que estamos diante de um recrutador. Lembre-se que o fato de ter sido chamado para uma entrevista indica que alguma coisa em seu currículo chamou a atenção dos selecionadores como potencial para ocupar aquela vaga.

O objetivo do entrevistador é conhecer um pouco mais de todos os candidatos e buscar um alinhamento entre a empresa contratante e os selecionados para o processo. Sendo assim, procure falar de modo tranquilo e pausado sobre aquilo que realmente vivenciou em suas experiências de trabalho. O nervosismo, muitas vezes, faz com que falemos de modo atropelado, e dificulta a compreensão sobre os fatos.

Procure informar dados sobre sua rotina , e como avaliou a sua performance. Informe também sobre seus objetivos e o que espera da empresa em que virá a trabalhar.

7) Tire suas dúvidas sobre a empresa e o processo seletivo

Você também pode e/ou deve fazer perguntas ao entrevistador sobre a empresa contratante. Como o início de um bom acordo entre as partes, o profissional a ser contratado tem o direito de ser informado sobre o modo de remuneração, horário de trabalho, objetivos empresariais, e etc.

Questione ainda, sobre a data em que a contratação deverá ocorrer e quais serão as etapas seguintes do processo seletivo, caso você seja um dos aprovados. É bastante comum que em uma segunda e terceira etapa, o gestor direto da função realize a entrevista junto aos candidatos aprovados em etapas anteriores, ou que haja dinâmicas de grupo com o objetivo de observar os candidatos em interação direta com outras pessoas.

8) Peça feedback

Caso a empresa recrutadora não enviar uma resposta afirmativa ou negativa sobre a sua continuidade no processo, envie um e-mail e peça retorno sobre a posição para  a qual se candidatou.

Os motivos para a escolha de um determinado candidato são inúmeros e levam em consideração diversos fatores, porém todos os participantes devem receber um retorno cada vez que cada uma das etapas do processo seletivo finaliza.

Procure assumir uma postura profissional e ética em todas as etapas de um processo seletivo, desde o momento de sua candidatura.

Assim, reveja seu currículo, mantenha sempre atualizado e correto, verifique erros de grafia. Em um processo de seleção, todos os detalhes são considerados e contribuem para que seja formada uma imagem sobre você.

Desta forma, cuide para que  esta imagem fale positivamente sobre o seu desempenho como um profissional qualificado que você é.

Agindo de forma sincera e correta, você deixará a sua marca pessoal por onde passar e será lembrado como alguém responsável, confiável e maduro o suficiente para encarar novos desafios, mesmo que não conquistar a posição para qual se candidatou neste momento, certamente conquistará a posição que merece em pouco tempo.


Compartilhe: