Compartilhe:

O termo  coaching tem se difundido nos últimos tempos no Brasil e mundo. Segundo a definição da SBC- Sociedade Brasileira de Coaching:

 é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).”(Villela Da Matta & Flora Victoria)( site : www.sbccoaching.com.br, em 11/06/16)

O processo de coaching, tem uma duração determinada , previamente acordada entre coach e cliente, e analisa diversos aspectos pessoais e profissionais da vida do coachee, buscando detectar potencialidades que o indivíduo já possui, e muitas vezes desconhece, e identificar aspectos que precisam ser desenvolvidos.

O objetivo principal, é que através de suas próprias forças, o cliente possa desfrutar de uma vida mais plena e saudável, utilizando sua capacidade total para alcançar objetivos pessoais, profissionais, financeiros e etc.

Durante o processo, são aplicadas ferramentas diversas, customizadas para a necessidade de cada pessoa, chamadas de assesments, que identificam como o indivíduo aprende, qual seu estilo de liderança e seu perfil psicológico e comportamental.

Em seguida, traça-se uma rota, com ações e prazos bem definidos para que os objetivos sejam alcançados, colocando o cliente em ação e movimento.

Todas as ferramentas utilizadas tem validação cientifica e algumas , podem ser utilizadas somente por psicólogos credenciados ao Conselho Federal de Psicologia.

A profissão de coach, não é regulamentada por nenhuma instituição específica. Desta forma, recomenda-se que o cliente se informe se o seu coach é vinculado a alguma instituição séria e se possui formação adequada.

Os resultados são realmente mensuráveis durante e ao final do processo. Um bom profissional de coaching, deve permitir que seu coachee avalie seu aprendizado sessão a sessão e faça os ajustes necessários  ainda durante o processo. No final, o cliente deve conseguir aplicar o que aprendeu durante sua vida mesmo após termino das sessões.

O coaching é capaz de mudanças  importantes  e transformações valiosas.

 

imagem: pixabay

Um abraço

Leticia Rodrigues


Compartilhe: