Compartilhe:

Quando explico que o Coaching é um processo altamente eficaz para atingir objetivos, as pessoas perguntam frequentemente sobre emagrecimento. A duvida é se é possível utilizar as ferramentas tão valiosas para atingir o “sonhado” peso ideal.

A resposta é sim. O Coaching pode ajuda-lo em qualquer objetivo, seja ele pessoal, financeiro, profissional ou qualquer outro. Mas voltando ao emagrecimento, porque é tão difícil manter-se no peso adequado? Por que as pessoas fazem dietas e não conseguem manter- se magros ?

Respeitando os limites da minha área de atuação que é a Psicologia e o Coaching, fui pesquisar sobre o tema em diferentes lugares: sites especializados em nutrição, especialistas na área, além de obter a opinião de pessoas do meu círculo social, através de uma pesquisa aberta sobre hábitos alimentares.

Dentre algumas respostas que obtive, nota-se que a maioria das pessoas, compreende ou pelo menos tem uma noção do que pode ou não comer para manter-se saudável. Há também um consenso geral de que dietas restritivas não funcionam, pois não podem ser mantidas a longo prazo, já que se tornam penosas demais.

 

Outras dificuldades apontadas, relacionam -se à falta de tempo para comprar e preparar alimentos saudáveis, o custo alto destes produtos e a dificuldade de encontrar uma alimentação mais equilibrada no dia dia.

A maioria das pessoas também relaciona o comer como forma de encontrar conforto emocional. Isto significa que , em dias estressantes, ou  chamados dias “difíceis “, tendemos a nos permitir alguns abusos como forma de gratificação pessoal.

O ponto aqui, é que toda mudança implica em uma conscientização de propósitos e objetivos. Assim, voce deve se perguntar primeiro:  “Estou disposto a realizar mudanças “? A maioria de nós, certamente está. Porém, temos uma tendência a desanimar a medida que os dias passam e as dificuldades aparecem, e é isso que diferencia entre o sucesso e o fracasso de qualquer empreitada: as mudanças devem ser contínuas.

Logo, dar o primeiro passo, é importante sim, mas o principal é MANTER-SE no caminho. É por esta razão que as dietas restritivas não funcionam: elas são feitas para um efeito imediato e não perene.

Há excelentes profissionais que podem orienta-lo em relação a uma alimentação equilibrada e de acordo com a sua necessidade, mas a mudança de comportamento e de mentalidade depende de você.

Neste aspecto, o Coaching é uma ferramenta excelente, pois de forma customizada, é possível mapear comportamentos, avaliar objetivos, traçar uma rota adequada a cada necessidade e atingir este objetivo mais rapidamente.

O Coaching, também investiga junto ao Coachee, quais as crenças limitantes ou pensamentos paralisantes que estão impedindo que você de fato mude o seu modo de pensar e o seu objetivo.

Para começarmos a treinar e identificar estas crenças, deixo aqui algumas perguntas:

  • Como voce se sente em relação ao seu peso atual?
  • Está disposto a encontrar um caminho para uma alimentação mais saudável e uma vida mais equilibrada?
  • Como voce se sentirá quando conseguir isso?
  •  Como voce se sente hoje?
  • Cada vez que voce comete um exagero na alimentação,quais as consequências de seu comportamento?

Estas perguntas podem leva-lo a uma reflexão sobre os  motivadores e sabotadores que atuam em nossa vida a cada vez que decidimos iniciar um projeto novo.

Outro ponto importante a ser esclarecido é que qualquer que seja o caminho a ser escolhido para uma vida mais equilibrada,  deve respeitar as particularidades de cada indivíduo, seu estilo de vida, rotina e necessidades. Somente desta forma, podemos atingir um resultado duradouro e satisfatório, com uma vida plena e saudável.

Boa sorte e um abraço!

Letícia Rodrigues

 


Compartilhe: