Todo final de ano, temos as chamadas confraternizações que acontecem entre os membros de uma mesma equipe de trabalho e  em muitas empresas , incluí  todos o funcionários.

Mas é aí que se inicia o pesadelo de muitas pessoas: ser obrigado a participar de um evento, que em alguns casos envolve a participação em alguma brincadeira tipo  “amigo secreto”,  onde se corre o risco de muitas vezes nos depararmos com aquele colega que durante o ano inteiro voce evitou ou até mesmo chegou a enfrentar  em alguma situação conflituosa.

E aí como proceder?

Primeiro, precisamos compreender que a empresa ainda que seja uma Instituição cujo objetivo é atingir o lucro financeiro, é fundamentalmente formada por pessoas, com princípios e valores muito próprios,  e é aí que na maioria dos casos, reside a causa principal de conflitos.

Entretanto , cabe a cada um de nós atentarmos que, enquanto profissionais de uma determinada Instituição, atuamos como representante  desta empresa, de seus valores, princípios e dogmas.

Isso explica o porque cada vez mais se torna importante que o setor de Recursos Humanos das empresas seja responsável por comunicar de modo claro,  a todos os funcionários sob quais pilares a Instituição trabalha e busque cada vez mais encontrar profissionais que se identifiquem com estes valores, para que haja um alinhamento entre colaboradores e empresa.

Outro ponto importante, que já discutimos em outros artigos , se trata de compreender que em toda função que exercemos, prestamos um serviço a sociedade como um todo, além de claro, o consumidor final do  produto ou serviço que ofertamos.

Assim, ter um relacionamento cordial com todos na empresa, impacta diretamente na qualidade do trabalho que ofertamos aos colegas , no desempenho e na produtividade que apresentamos, já que enfrentar desgastes afeta nossa saúde física e mental,  e impacta ainda que indiretamente, em nosso cliente final, através do produto ou serviço que ele recebe.

Sem me alongar muito em como resolver os conflitos entre membros da equipe, já que o tema do artigo são as festas de Final de Ano, o ideal é atentarmos que a Confraternização da Empresa, deve ser vista muito mais que um evento social, como parte de mais um compromisso que eu assumo perante todos os que represento.

Além disso, é uma oportunidade de  desejar votos positivos inclusive para os desafetos, como uma boa oportunidade de melhorar as relações. Isso não significa que devemos adotar uma atitude forçada ou tentar criar um relacionamento que nunca existiu, porém a educação, o profissionalismo e a gentileza devem estar na pauta do dia.

Ir a estes compromissos é uma ótima oportunidade de ver e ser visto, ampliar a rede de contatos, agradecer aos colegas pelo apoio recebido durante o ano, melhorar a comunicação com pessoas que voce possui pouco ou nenhum relacionamento e comemorar resultados atingidos.

A dica é ir com o “espírito aberto”, trajando o seu melhor desejo de Paz e Amor, que é o que todos nós precisamos e desejamos em datas como essa . E é claro, sem exagerar nas bebidas alcoólicas,  rsrsrs……

Aproveito esta oportunidade para AGRADECER a todos que nos acompanharam nesse Ano,  desejar de coração um Feliz Natal , que o Menino Jesus, renove as nossas Esperanças para 2017 e que tenhamos paz, saúde e felicidade.

Nos vemos já já……

Um abraço

Leticia Rodrigues