O Feng Shui , técnica milenar oriental, alerta que a desorganização é péssima para impedir o fluxo de energia em nossas vidas, gerando estagnação e impactando negativamente o bem estar dos que estão no ambiente.

Mas  qual  é o impacto da desorganização em nosso comportamento diário especialmente para aqueles que estão enfrentando um novo desafio em sua vida, seja o de mudar de carreira, recolocar-se no mercado de trabalho ou simplesmente assumir novos desafios na vida profissional e pessoal?

Vamos iniciar este bate papo, falando de motivação . A motivação é a direção que damos aos nossos comportamentos quando estamos empenhados em atingir um determinado fim. É a motivação que nos desperta para oportunidades e que nos mantém ligados a um propósito mesmo quando levamos muito tempo para atingir um objetivo.

Isso porque  a principal dificuldade não está em iniciar um projeto ou simplesmente despertar para uma nova necessidade. O desafio está em manter a motivação, mesmo quando ainda não há resultado e é  justamente isso que separa as pessoas que atingem objetivos daquelas que não atingem:  é a constância da atuação dia a dia.

Agora imagine o impacto de se deparar com um ambiente totalmente bagunçado , onde é impossível localizar o que se  precisa , como por exemplo o quarto de dormir:  Qual é a sensação de acordar e se deparar com uma pilha de roupas de dias ou  de semanas atrás?

E a sua mesa de trabalho, como ele está??? Há uma pilha de papéis desordenados, sem uma lógica  de arrumação entre eles? E a forma de armazenar informações, recados, ou tarefas a fazer? Voce anota cada coisa em papeizinhos ou post its e sai perdendo tudo  e se perdendo também?

E o seu computador? Há quanto tempo voce não esvazia a lixeira e organiza as pastas, apagando arquivos e salvando outros?  E o mesmo vale para o seu celular. Ele  está cheio de fotos e memes recebidos pelos mais de 20 grupos que voce faz parte ? Voce já chegou a perder fotos importantes ou não conseguir registrar novas fotos?

A desorganização faz com que voce perca tempo, e tempo é mais importante que dinheiro, pois é um recurso não retornável.

Além disso, saber onde as coisas estão otimiza o seu dia dia e impacta direto na sua motivação, já que voce está com tudo disposto em seu local perfeito para iniciar o que precisa ser feito. Assim fica fácil entender que a desorganização cria estresse e diminui nosso empenho nas tarefas e portanto nosso foco.

E ainda, para voce que busca  recolocar- se  no mercado de trabalho, por exemplo, criar uma rotina diária que começa com uma atividade simples como arrumar a cama informa para o seu cérebro que um novo dia começou e que voce  já cumpriu sua primeira tarefa com êxito: deixar seu ambiente de descanso limpo e ordeiro. Isso lhe dará disposição para seguir em frente e realizar uma a uma todas as atividades de seu dia e ao final dele, voce terá um local de descanso pronto para recebe-lo após esse dia de batalha.

Dessa forma:

1) Organize seu quarto, mantenha roupas organizadas, dia a dia, evitando o acumulo.

2) Faça da limpeza uma meta diária em sua casa e trabalho.

3) Agende seus compromissos diários de trabalho, pessoais e etc, concentrando todos em um único lugar

4) Faça um check list ao final do dia e reveja as tarefas acumuladas , colocando as como pendentes para o próximo dia.

5) Organize seu ambiente de trabalho, dividindo os papeis por assunto . Utilize pastas  e etiquetas que informem o conteúdo.

6) Crie pastas em seu desktop para arquivar documento e fotos. Apague os arquivos temporários , transferências ou demais documentos sem uso.

Estas pequenas aços  certamente trarão um grande impacto na sua motivação para aí sim perseguir suas metas e objetivos.

Um  abraço para vocês !!!!

Leticia Rodrigues