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As águas de Março fechando o verão  nos lembram que  o primeiro trimestre de 2018 já se passou.   E voce? Como andam as promessas de ano novo, aquela data em que voce prometeu se tonar mais saudável, emagrecer, parar de fumar, voltar a  fazer  ou iniciar sua rotina de exercícios físicos e etc?
O assunto de hoje é sobre iniciar e manter hábitos saudáveis e acredite , é possível conseguir, basta que pra isso voce utilize algumas dicas espertas para evitar o fracasso.
Logo, vou esclarecer desde já que pode ser que não pareça, mas todo hábito bom ou ruim, iniciou como um comportamento simples, que de tanto ser repetido passou a ser  incorporado à sua rotina. Por exemplo: escovar os dentes. Faz muito tempo, mas de tanto a sua mãe repetir que isso era importante , voce passou a incorporar este hábito e hoje em dia ele faz parte de sua rotina de higiene assim como uso do fio dental.
Tudo o que fazemos foi incorporado a nossa identidade pela repetição e assim,  e isso explica também como adquirimos hábitos menos saudáveis como o sedentarismo ou o tabagismo.
E para nos justificar, é normal dizermos que não temos tempo para praticar exercícios ou que a nossa rotina é tão apertada que merecemos nos compensarmos com um cigarrinho ou um docinho ao final do dia, não é assim?
O problema é que essa junção de dias aonde voce se concede uma “escapada”, passa a  se tornar rotina e dai um  hábito. E como podemos então ter hábitos mais saudáveis?
Da mesma forma, procurando repetir os bons hábitos. O problema é que muitas vezes nossa pressa em alcançar um objetivo, nos atrapalha na construção da nova rotina. Lembre-se que voce passou anos sendo sedentário, não será de uma hora para outra que irá se tornar um atleta.
O principal é manter a continuidade. Assim, ao invés de se propor a passar um hora por dia na esteira, o que é muito pra alguém que por muito tempo esteve parado, proponha-se a ir todos os dias por 20 minutos. Nem mais nem menos. Mesmo que em um dia qualquer voce esteja  sentindo-se tão disposto que aguenta fazer mais tempo, continue nos seus 20 minuto diários, por um mês e vá aumentando gradativamente este tempo, sempre aumentando pelo mesmo um mês, até incorporar este hábito e ver que seu corpo passará a  se sentir bem e a “pedir”  pelo exercício.
Sabe-se prática de exercício libera em nosso organismo hormônios responsáveis pelo bem estar, diminuição da tensão e alívio de ansiedade, o que se torna com o passar do tempo um vicio positivo para o praticante. Claro que um profissional de educação física pode orienta-lo de uma forma mais produtiva, porém o caminho é esse.

São os esforços contínuos que trazem resultados e voce certamente pode alcançar que quiser.

Mude !!! De o primeiro passo, faça diferente
Estou aqui para ajuda-lo (á)!!!!

Imagem pixabay
Um abraço e boa sorte!
Leticia Rodrigues

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