Já pensou em receber dicas quentíssimas vindas do curador do TED? O famoso TED ( Technology, Entertainment, Design ), é uma série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação Sapling, destinadas à disseminação de ideias – segundo as palavras da própria organização, “ideias que merecem ser disseminadas”. Suas apresentações são limitadas a dezoito minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na internet.

Pois bem, resolvi aqui oferecer uma pitada  das principais idéias e sugestões apresentadas pelo maravilhoso Carmine Galloque compilou as apresentações que tiveram o maior número de virtualizações  e buscou identificar o motivo do sucesso por trás dessas palestras em seu livro “Falar, convencer, emocionar” ….. Creio que pode ser interessante para voce saber como fazer apresentações fantásticas e deixar sua audiência totalmente fisgada por voce.

Então vamos lá:

Basicamente o autor ressalta para tornar  suas apresentações dignas de nota elas devem conter três características:  serem emocionantes, originais e memoráveis.

São tantas emoções  ……..

As apresentações emocionantes são aquelas que fazem com que o público se identifique com o palestrante e compartilhe sua experiência relatada junto com ele.

Para isso é possível utilizar pitadas de humor aliadas a uma  boa historia são uma ótima alternativa para deixar sua apresentação muito bacana. O objetivo é criar conexão com a plateia para ser ouvido por ela e isso ocorre cada vez que somos capazes de  demonstrar  vulnerabilidade e humanidade.

Histórias de superação ou simplesmente sua historia pessoal aonde fique claro sua paixão soa altamente poderosas para gerar empatia com seu público.

Fale de seus sonhos, de como batalhou para concretiza-los , de como superou obstáculos para consegui-los e de sua motivação para cada fase. Boas historias são infalíveis, e se voce tiver bom humor para conta-las ou tiver uma fato curioso e real, pode apostar nisso como uma arma secreta extremamente eficaz.

 

Originalidade e Inovação

Nosso cérebro não resiste a uma boa novidade…. sabendo disso pense o seguinte: de que forma sua apresentação pode contribuir com algo novo. Mesmo um assunto conhecido, pode trazer novas nuances com a atualização e inclusão de dados, ou com seu toque pessoal, acrescente sua perspectiva e crie uma apresentação original.

Divida sua palestra em três pontos principais  que sustentem sua tese e justifique com tres pontos principais cada uma. Isso evitara devaneios e apresentações arrastadas que se tornam maçantes para os ouvintes.

Inspire sua audiência:

Faça com que a plateia saia encorajada a seguir as ideias que voce compartilhou. Use recursos audiovisuais como filmes, vídeos, musicas e encenações para que a plateia compreenda sua oratória utilizando mais de um sentido.

Quando apresentar dados, faca de forma leve, através de metaforismo ou analogias que façam com que o publico se conecte com a sua verdade.

Pratique, Pratique, Pratique

Qualquer competência só se torna bem estabelecida quando sua prática é diária, trazendo a…..perfeição! Treine muito cada vez que for se apresentar e use recursos como uma câmera de celular para avaliar sua performance.

Peça para que pessoas próximas lhe enviem feedbacks assim que possível  e voce se surpreenderá com sua evolução.

Acima de tudo : Seja voce

Descubra sua marca e coloque em todos os pontos de sua apresentação. Porque voce escolheu esse tema? Por que ele te inspira, ? Pense no seu público como um grupo de amigos que lhe convidou para um gostosos bate papo. São pessoas que vieram ouvir uma outra pessoa, no caso, voce. Dessa forma, coloque sua paixão e deixe sua verdade vir a tona.

Gostaram das dicas…. leiam o livro e comentem por aqui o que acharam!

Um grande abraço

Leticia Rodrigues