Compartilhe:

Quais são seus sentimentos em relação ao seu trabalho e a sua vida pessoal? Voce se considera feliz?
Voce se sente motivado, ou desmotivado? Como anda a sua energia pessoal para executar as  atividades
do seu dia a dia?

A energia pessoal é responsável por mobilizar nossos esforços em direção a um objetivo seja ele  pessoal ou profissional. Saber em que zonas de energia estamos operando propicia a possibilidade de realizar ações corretivas para aumentar nosso engajamento e performance.

As zonas de energia podem ser divididas em :

1) Zona de Alta Performance: Aqui, apresentamos nossos  pico de engajamento e produtividade. Os  sentimentos mais comuns são os de  de energia, reciprocidade, respeito, encorajamento, admirador e admirado, feliz ,criativo , respeitado e confiante.
2) Zona de Recuperação: zona na qual nos sentimos calmos, tranquilos, felizes, em estados de flow; onde recarregamos as baterias , realizando atividades prazerosas e que nos deixam serenos.
3)Zona de Sobrevivência , aqui nos sentimos alertas , temerosos, frustrados, insatisfeitos defensivos, invejosos e impacientes. O medo de cometer erros é muito grande. Aparecem ainda sentimentos de inveja.
4)Zona de Burnout : Neste ponto, nos sentimos esgotados, desmotivados, com sentimentos de desesperança, falta de energia, incompreendidos, infelizes, cansados e por vezes, desesperados.

O desenvolvimento emocional saudável, nos encoraja a oscilar entre as duas primeiras zonas, de alta energia: As Zonas de Alta Performance e a Zona de Recuperação, onde nossa energia funciona de modo abundante.

Quanto mais tempo oscilamos entre as Zonas de Alta Performance e a de Sobrevivência, temos risco maior de passarmos para Zona de Burnout ! Quando operamos nessas zonas de baixa energia,  sentimos -nos frequentemente em déficit energético.

Ao realizarmos os diagnostico das zonas que estamos cabe as seguintes reflexões:

1 Como posso operar em zonas de Alta Performance?

2. Que atividades me deixam feliz, satisfeito, calmo, relaxado?

3. Como posso criar mais oportunidades de gerenciar o meu dia e estar mais tempo em zona de Recuperação?

3. Porque estou na Zona de Sobrevivência?

4. Como posso sair da Zona de Sobrevivência com 5 atitudes que dependem somente de mim?

5. Que outras pessoas exercem influencia para que eu saia da Zona de Sobrevivência? Liste pelos menos 5 pessoas

6. Que atitudes eu posso ter para efetivamente influenciar as pessoas da questão 5 para sair dessa Zona de Sobrevivência? Liste pelo menos 5,

7 . Como posso colocar em pratica HOJE e semanalmente os objetivos da questão anterior ate atingir a Zona de Alta Performance?

8. Como posso tornar meu desenvolvimento mais sustentável a médio e longo prazo?

9. Como posso contribuir para que meus pares operem em zona de alta performance também?

10. Como posso estar feliz TODOS os DIAS de formar simples e começando AGORA MESMO?  Liste 5 atitudes e pratique todos dias.

40 % de Nossa felicidade vem de atitudes que estão em nossas mãos, segundo pesquisas de Bem estar e Psicologia Positiva…. Estar bem, depende muito menos de circunstâncias externas do que imaginamos….

Um abraço

Leticia Rodrigues

 

 

 

 


Compartilhe: