Compartilhe:

Voce já se perguntou que tipo de pessoas se beneficiariam de um processo de Coaching? Esse processo serve para todos os tipos de questões? O Coaching funciona para todas as pessoas? Vamos conversar um pouquinho sobre isso?

O Coaching é conhecido mundialmente como um processo eficaz para propor mudanças comportamentais, traçar planos de ação efetivos e mensurar resultados. Logo, o cliente deve estar comprometido com a mudança e ter disposição para agir.

 

Para começar , vamos delinear que tipo de pessoas se beneficiariam com um Processo de Coaching. Essas pessoas tem as  seguintes características:

  1. Estão dispostas a observar os próprios comportamentos e os comportamentos dos outros para realizar as melhorias comportamentais necessárias para seu desenvolvimento. Dessa forma, valorizam o autoconhecimento como uma ferramenta importante.
  2. São capazes de escutar e aprender sobre seus pontos de melhoria, manifestando um  comportamento aberto e critico sobre seu próprio desempenho e comportamentos.
  3. Valorizam os feedbacks recebidos, sempre atuando em termos de mindset de crescimento ( no blog já falamos sobre esse assunto neste post http://www.fiorireconsultoria.com.br/2019/06/12/nossos-comportamentos-sao-influenciados-por-nosso-mindset/ )
  4. Tem autoestima suficiente para expressar opiniões, pensamentos e sentimentos de acordo com o contexto.
  5. Consigam confiar no profissional e no processo de Coaching, e atuam ativamente como co -criadores do Processo junto ao coach.
  6. Acreditam no beneficio da mudança proposto , mais do que no processo de se manter com o comportamento atual.
  7. Comprometem- se com a mudança e tem prontidão para agir
  8. Sabem onde querem chegar

Dessa forma, fica mais fácil compreender porque nem todas as pessoas podem ser submetidas ao processo de Coaching, especialmente em casos onde a Psicoterapia seria mais indicada. Assim, é importante enfatizar que o Coaching não é um substituto para a terapia. Ao contrario, há casos onde o Coaching é contraindicado, especialmente em casos de pessoas que :

  1. Tem dependência de álcool  ou drogas
  2.  Apresentam questões  psiquiátricas
  3.  Estão deprimidas ou apresentam  instabilidade emocional constante
  4.  São incapazes de sair do passado e vivem no presente
  5.  Apresentam baixa auto estima generalizada

Assim, ter um profissional gabaritado que consiga identificar corretamente a demanda mais adequada para cada cliente é fundamental para uma atuação ética e responsável.

Existem fatores que podem impactar negativamente o processo de Coaching, como por exemplo:

  1. Alto nível de estresse do cliente e excesso de compromissos, que gerem falta de comprometimento como Processo de Coaching
  2.  Falta de clareza de objetivos do Coaching
  3. Descrença no Processo de Coaching
  4. Falta de confiança no profissional Coach
  5. Não assumir a responsabilidade por seus comportamentos

A transparência é fundamental para que o processo flua e traga resultados concretos para o cliente. Assim, cabe ao profissional, apresentar um plano de Coaching coerente, mensurar resultados durante o Porcesso e se comprometer com esses resultados.

O cliente por sua vez,  deve escolher um profissional gabaritados, exigir um plano de Coaching assertivo e adequado a sua demanda e se responsabilizar também por seus resultados. O Coaching é  uma parceria  enter o profissional e o cliente e a co- criação do Processo é parte integrante dele.

Gostou do conteúdo? Está mais esclarecido com o Processo de Coaching, então venha participar de uma sessão experimental e saber mais ainda sobre ele….

Um abraço

Leticia Rodrigues

Fonte: SBC (Sociedade Brasileira de Coaching – E-learning Executive Coaching

 

.


Compartilhe: