Compartilhe:

 

 

 

Voce certamente conhece alguém  considerado como uma pessoa difícil. Podemos  definir esse tipo de pessoa como aquelas  que lidam de modo não produtivo com os outros e nos desafiam a modificar nossa forma de se relacionar com eles e com  os que estão ao nosso redor.

Há pessoas desafiadores que  atuam de  modo consciente e intencional, porém nem sempre é assim. Há casos onde a pessoa não compreende  de suas atitudes e principalmente das consequências que as mesmas geram para si e para os demais.

Podemos compreender de modo geral que estas pessoas  não  desenvolveram recursos melhores para lidar com situações que as desafiam . Listamos aqui três tipos de comportamentos que pessoas desafiadoras podem apresentar:

  1. Passivo agressivo:  Essas pessoas lidam com sua insatisfação ou hostilidade de modo indireto. Por não expor  claramente aquilo que  sentem e pensam, recorrem a recursos menos interessantes como

a)obstrução: Impedem que as atividade sejam realizadas utilizando sua autoridade ou criando empecilhos para a realização de tarefas.

b) procrastinação: adiam o que precisa ser feito ,atrasando  cronogramas acordados e realizam  suas tarefas no limite dos prazo, o que  prejudica o retante da equipe  e o andamento das atividades.

c)  falsa submissão. Tem um comportamento dissimulado e não assumem o que fazem , quando confrontados dizem que não foi intencional e acusam os outros de serem exagerados e de reagirem de  modo emocional.

Estratégias: Como lidar com esse tipo? 

1)Documente tudo.  Mantenha registro de tudo o que foi conversado e apesente em caso de necessidade. Todas as conversas, trocas de mensagens ou emails devem ser registradas e guardadas.

2) Alinhe tarefas de cada membro da equipe e fale sobre suas   expectativas e prazos a serem cumpridos.  Detalhe previamente as consequências do não cumprimento das tarefas e  devem ser reportada, ao superior

3) Seja assertivo e não reaja de modo emocional, mantenha sempre o nível da conversa e comunique-se de forma profissional e respeitosa.

   2. Ansiosos:  São pessoas que lidam de modo exacerbado com situações, e sempre imaginam os piores cenários.

Estratégias: Como lidar com esse tipo? 

1. Encoraje técnicas de relaxamento

2. Desafie crenças limitantes

3. Proponha visualizações positivas

4. Caso a ansiedade seja reativa, proponha soluções que possam amenizar os efeitos dessa ansiedade

         3. Hostis:   Pessoas que se comportam de modo rude ou grosseiro, seja através do  desafio  a autoridade ou através de provocações diretas aos demais.

  Perceba primeiro se o comportamento é falta de habilidade social ou não, se a pessoa em questão  concorda com a queixa que os outros tem dele se simplesmente   não sabe como fazer diferente ou se crê que está sendo tratado de forma injusta.

      Estratégias: Como lidar com esse tipo? 

  1. Apresente  feedabacks específicos e factuais . Evite julgamentos ou avaliações.
  2. Sugira mudanças de comunicação verbal, como técnicas de comunicação não violenta, treinamentos específicos (controle da raiva, Inteligencia Emocional ) ou Coaching.
  3.  Apresente para a  pessoa de modo factual as consequências de seu comportamento,  perdas e ganhos de ser hostil.

                    4. Pessoas que apresentam  Baixa Performance: São aquelas que não realizam porque não sabem ou não conseguem: aqui há falta de habilidade, de conhecimento ou de direcionamento

Estratégias: Como lidar com esse tipo? :

Falta de habilidade

  1. Criar  programas de aquisição de habilidades .

2. Alinhar expectativas e critérios de avaliação

Não realizam porque não querem:

  1. Analisar as causas do desengajamento e desmotivação. Corrigir o problema.
  2.  Reuniões para feedbacks efetivos e regulares
  3.  Crie metas de avaliação de desempenho

 

E aí? Gostou dessas dicas? O Coaching pode te ajudar a desenvolver liderança controle emocional e autoconhecimento para que  eu seu desafio de lidar com pessoas desafiadoras seja mais produtivo.

Conte comigo nessa jornada e corre para cá !!!! venha se aprimorar e ser um mestre na solução de problemas !!!!

Um beijo!!!

Letícia Rodrigues

 

 

 


Compartilhe: