Compartilhe:

 

O sucesso de um  time está diretamente ligado a uma excelente liderança. O time e o líder se apoiam mutuamente em prol de um objetivo comum.  Mais resultados, mais produtividade e  menos estresse,  isso sinaliza uma liderança de sucesso. 

Um grande líder é capaz de inspirar as  pessoas. O sucesso de um líder é medido através do sucesso de seu time.  Para isso , o líder deve:

  • Ter valores e objetivos claros, comunicação aberta e visão sistêmica
  •  Inspirar a confiança e cooperação entre membros assim   como a  resiliência
  •  Colocar as Idéias em pratica, transformando-as em ações efetivas.

 O Líder deve reunir em si os chamados três C s:

  • Capaz: Ter as habilidades necessárias para exercitar sua função e obter o trabalho de seu time.
  • Criativo: Estar aberto para ouvir e executar as   novas ideias com o objetivo de   desenvolver as  melhorias nos produtos e serviços. Encorajar a  superação das adversidades através da colocação de  metas desafiadoras.
  • Comprometido: Com a  empresa ( através de resultados acima da média, garantindo sustentabilidade, gerenciando pessoas e recursos, alinhando objetivos e time ) com seu time ( criando metas desafiadoras, monitorando a realização das atividades, dando  e recebendo feedbacks, oferecendo oportunidades justas e imparciais), e com cada membro individualmente ( reconhecendo méritos, entendendo necessidades, conhecendo forças e talentos, combinado talentos e funções, pensando no desenvolvimento individual de cada membro).

Técnica: Como exercer uma liderança assertiva?

  1. Monitore o trabalho, oferecendo apoio, valorize soluções e ofereça feedbacks. Reestruture planos e papéis para atingir objetivos
  2. Valide ações ou decisões de cada membro, socialize e demonstre interesse pelas pessoas
  3. Reconheça méritos, tanto da equipe, quanto individuais. Estabeleça os indicadores para cada membro e para o time. Deixe muito claro esses objetivos
  4. Considere ideias do outros. Ouça mais. Delegue sempre que possível.
  5. Una  a equipe em momentos difíceis, promovendo uma convivência assertiva, desenvolvendo CNV ( comunicação não violenta ) , trabalhando na resolução de conflitos,  trazendo sempre a visão e objetivos comuns.
  6. Seja franco  e direto, mas exerça a liderança de forma assertiva, sempre sendo um  exemplo  de inteligencia emocional  e mantenha o autocontrole

Como se autoavaliar nesse processo?

Pense e escreva:

Quem é um modelo para você de liderança? Como essa pessoa é? Como posso me tornar parecido? Como você se autoavalia dentre os  6 quesitos apresentados no item acima?

A partir daí é possível avaliar esses pontos em escores de 0 a 5. Os mais baixos até 3 devem ser vistos como pontos de desenvolvimento e melhoria. Os 4 e 5 são considerados como forças e você pode utiliza-los de forma mais efetiva ainda para continuar alcançando seus objetivos.

  Já os  pontos de melhoria  podem ser desenvolvidos através de cursos específicos, Coaching ou leituras especializadas. Refaça esse assesment após três meses e reveja o que mudou. Essas perguntas podem auxilia-la conseguir atingir seus objetivos com muito mais foco e direcionamento.

Conte comigo nessa jornada ! Um abraço

Letícia Rodrigues

 


Compartilhe: