Compartilhe:

Olá queridos! Esse post é em homenagem ao meu amigo Mario Tadeu, que me pediu esse tema, durante a ação que propus na pandemia, de criar um espaço de troca e conversa chamado de quarentena mental.

O Mario me mandou uma pergunta muito pertinente sobre como atingir objetivos e a resposta a essa primeira pergunta é: Você realmente sabe o que quer? Sim, isso é muito relevante, pois uma boa formulação de objetivos passa pela consciência exata daquilo que queremos.

Entender claramente o que queremos, nos permite ampliar a consciência sobre nossos desejos mas também de tudo o que está envolvido em cada decisão tomada. Precisamos nos conscientizar do custo emocional, financeiro e de tempo , por exemplo que atingir determinado objetivo irá custar e isso é denominado de análise sistêmica.

No Processo de Coaching, por exemplo, nós costumamos discutir com o cliente todos os fatores envolvidos em uma decisão. Dessa forma, podemos discutir sabotadores  e ganhos secundários inconscientes.

Mas para ajudá-lo nessa formulação de objetivos, você pode responder as seguintes perguntas a partir da sigla a partir da metodologia SMART:

S:  ESPECIFICO ( Specific): Quanto mais especifico for seu objetivo, mais consciente dos passos para atingi-lo você será. Quer perder peso? Quantos quilos?

Que ganhar uma promoção? Qual cargo almeja?

M: MENSURÁVEL: A meta precisa ser medida. Isto te auxiliará a perceber como anda seu passo a passo para atingir determinados objetivos. Assim,  você mesmo avaliará o seu progresso e poderá corrigir sua rota, se necessário.

A: ATINGÍVEL: Quanto mais longe da realidade uma meta for, mais chance dela não acontecer. Colocar metas irreais aumenta a autossabotagem. Coloque uma meta possível, mas que te desafie ou te tire da zona de conforto. O gosto pelo desafio será motivador.

R: RELEVANTE: Sua meta tem que fazer sentido para você. Do contrário, você não conseguirá levar a cabo todos os desafios que aparecerão no caminho, pois pode simplesmente ter  escolhido certo objetivo  para agradar outra pessoa e aí simplesmente não acontece.

Novamente , é importante você compreender exatamente como e porque esta escolhendo esse objetivo.

T: TEMPORAL: Todo objetivo deve acontecer dentro de um prazo, do contrário, se torna um projeto de ano novo, daqueles que nunca acontecem, e apenas se renovam a cada passagem de ano.

Tanto os projetos quanto as metas, isto é, os pequenos passos para se tornar mais próximo de seu objetivo, devem ser temporais.

Agora, coloque em prática a metodologia e veja como suas metas se tornarão tangíveis. E você mesmo poderá se monitorar de forma a avaliar seus progressos e fazer ajustes.

Conte comigo nessa jornada para potencializar ainda mais seus resultados e ajuda-lo a identificar sabotadores e gaps que impedem a realização de seus sonhos.

Um abraço,

Letícia Rodrigues


Compartilhe: