Enfim , nem tudo são flores na nossa jornada de autodesenvolvimento.
Também lidamos com pensamentos disfuncionais, crenças limitantes e sabotadores.
Entretanto, mesmo eles sendo capazes de nos enfraquecer e nos impedir de alcançar todo o nosso poder e potencial , saibam que a função inicial desses limitadores , foi a nossa preservação enquanto seres sociais.
Isso mesmo ! ?
Durante nosso desenvolvimento aprendemos uma série de comportamentos sociais que selecionamos de acordo com o ambiente em que crescemos e nossa personalidade.
Mas como lidar com eles? ?
Mais uma vez o autoconhecimento te ajudará a mapear essas crenças limitantes e sabotadores e te permitirá utiliza -los ao seu favor.
Shizad Chaminé, em seu livro Inteligencia Positiva, fez uma analise muito interessante sobre 10 sabotadores principais que ele encontrou em pessoas nas quais teve a oportunidade de treinar ao longo de sua vida. Outro ponto interessante que o livro aborda é que cada sabotador é também um sábio e pode revelar potenciais importantes e criativos de nossa personalidade.
Carl G. Jung também já dizia que aspectos de nossa personalidade que muitas vezes nos desafiam, quando trazidos a consciência podem indicar um potencial enorme de realização.
Mas como isso ocorre efetivamente? ?
Tome como exemplo alguém que é muito crítico, tanto consigo quanto com os outros. Com certeza você conhece alguém assim, talvez seja você mesmo. Agora , note o seguinte: se você é muito crítico consigo, certamente também se preocupa e se esforça muito para realizar as atividades de modo correto, faz sentido?
Lidar com essa limitação ou torna- lá um ponto forte, depende unicamente de modulação. Voce poderá usa-lo ao seu favor quando : realizar um bom planejamento para determinada atividade, prestar atenção quando estiver executando suas tarefas para evitar erros.
Mas o excesso de crítica se torna nocivo quando você não consegue atuar na prática com formas efetivas de lidar com essas críticas: fica ruminando erros, evita situações desafiadoras por não se achar bom o bastante e perde oportunidades.
A autoconsciência te permitirá desenvolver um radar apropriado para questionar seus pensamentos limitantes e tornar ações efetivas para neutraliza-los.
Com a prática , você será capaz de reconhecer esses gatilhos e conseguir manejá-los de forma mais efetiva. Parece incrível?
Sim , é!
Você pode assumir controle da sua vida e atingir todo seu potencial…
Pense nisso!
?
Conte comigo nesse processo.
Aqui vai uma dica: https://www.companhiadasletras.com.br/testeinteligenciapositiva/
Nesse link, você poderá conhecer os principais sabotadores e passar a gerencia-los melhor.
Eu estou aqui para te ajudar nessa caminhada, certo?
Um abraço
Letícia Rodrigues
Interessante que as crenças limitantes são pensamentos, às vezes inconscientes, tidos como verdade, mas que nem sempre se tratam de fatos concretos. A pessoa muito crítica consigo mesma, por exemplo, pode estar apenas mantendo um padrão de pensamento, não significa que aquilo que esteja se autocriticando mereça a crítica. Muitas vezes o trabalho já está bem feito, a decisão foi acertada, etc, mas por repetição ela acostumou a se autossabotar.
Excelente seu ponto de vista , Ludmila. Por isso o autoconhecimento é crucial para identificar esses gatilhos e mudar o padrão.
Obrigada pelo comentário, e beijos
Faz todo o sentido! Obrigada Letícia! Bjs
Que bom ver voce aqui ! Obrigada e volte sempre
beijos
Lê, essa ferramenta tem me ajudado DEMAIS!
Essa questão da diferença dos sabotadores para sábios ser apenas uma questão de modulação é incrível, pois meus maiores defeitos têm correlação estreita sim com minhas maiores qualidades e você tem sido extremamente importante, diria imprescindível, nessa jornada!
Muitíssimo obrigado pelo artigo e por todo trabalho que temos desenvolvido!
Querido! Que bacana ler esse comentário tão carinhoso ! O autoconhecimento é poderoso para nos possibilitar ser ainda mais e melhores o que somos. Obrigada por esse feedback continuamos nosso Processo , junto, rumo a outras conquistas.