Compartilhe:

Enfim , nem tudo são flores na nossa jornada de autodesenvolvimento.

Também lidamos com pensamentos disfuncionais, crenças limitantes e sabotadores.

Entretanto, mesmo eles sendo capazes de nos enfraquecer e nos impedir de alcançar todo o nosso poder e potencial , saibam que a função inicial desses limitadores , foi a nossa preservação enquanto seres sociais.

Isso mesmo ! ?

Durante nosso desenvolvimento aprendemos uma série de comportamentos sociais que selecionamos de acordo com o ambiente em que crescemos e nossa personalidade.

Mas como lidar com eles? ?

Mais uma vez o autoconhecimento te ajudará a mapear essas crenças limitantes e sabotadores e te permitirá utiliza -los ao seu favor.

Shizad Chaminé, em seu livro Inteligencia Positiva, fez uma analise muito interessante sobre 10 sabotadores principais que ele encontrou em pessoas nas quais teve a oportunidade de treinar ao longo de sua vida. Outro ponto interessante que o livro aborda é que cada sabotador é também um sábio e pode revelar potenciais importantes e criativos de nossa personalidade.

Carl G. Jung também já dizia que aspectos de nossa personalidade que muitas vezes nos desafiam, quando trazidos a consciência podem indicar um potencial enorme de realização.

Mas como isso ocorre efetivamente? ?

Tome como exemplo alguém que é muito crítico, tanto consigo quanto com os outros. Com certeza você conhece alguém assim, talvez seja você mesmo. Agora , note o seguinte: se você é muito crítico consigo, certamente também se preocupa e se esforça muito para realizar as atividades de modo correto, faz sentido?

Lidar com essa limitação ou torna- lá um ponto forte, depende unicamente de modulação. Voce poderá usa-lo ao seu favor quando : realizar um bom planejamento para determinada atividade, prestar atenção quando estiver executando suas tarefas para evitar erros.

Mas o excesso de crítica se torna nocivo quando você não consegue atuar na prática com formas efetivas de lidar com essas críticas: fica ruminando erros, evita situações desafiadoras por não se achar bom o bastante e perde oportunidades.

A autoconsciência te permitirá desenvolver um radar apropriado para questionar seus pensamentos limitantes e tornar ações efetivas para neutraliza-los.

Com a prática , você será capaz de reconhecer esses gatilhos e conseguir manejá-los de forma mais efetiva. Parece incrível?

Sim , é!

Você pode assumir controle da sua vida e atingir todo seu potencial…

Pense nisso!

?

Conte comigo nesse processo.

Aqui vai uma dica: https://www.companhiadasletras.com.br/testeinteligenciapositiva/

Nesse link, você poderá conhecer os principais sabotadores e passar a gerencia-los melhor.

Eu estou aqui para te ajudar nessa caminhada, certo?

Um abraço

Letícia Rodrigues


Compartilhe: