Todos nós gostamos de ser reconhecidos não é verdade? Sim, mas transformar isso é meta de vida , pode ser muito muito prejudicial para sua autoestima.

Desde crianças aprendemos que existe o certo e existe o errado, não é assim? O processo de educação e podemos dizer porque não, de domesticação, implica em agirmos de acordo com o o esperado e assim receber reconhecimento ou receber punição.

A implicação principal  disso, é que ao invés de pautarmos nossas ações em objetivos que tem a ver com nossos sonhos e desejos, estamos operando principalmente em uma sistema de recompensa-punição.

Mas como assim, Leticia? É claro que nos importamos com o reconhecimento. Especialmente porque vivemos em sociedade e precisamos nos comportar da forma correta, certo? Sim, mas o problema aparece justamente se o seu foco for somente em obter o reconhecimento.

Você já parou para pensar qual o valor das suas ações se o seu foco é apenas ganhar reconhecimento ou evitar punição?

Onde fica sua autenticidade nisso tudo? Fora que com o passar do tempo sua autoestima pode também sofrer séria  consequências , sabe por que?
Porque podemos ou não podemos ser reconhecidos pelos outros e isso , quando acontece é muito bacana, mas como é algo que não depende da gente, pode ser que nem sempre a gente receba essa aprovação.
Se o seu foco estiver na necessidade de reconhecimento , isso significa que você espera que o OUTRO seja o seu referencial,  quando na verdade , o seu referencial, deveria ser VOCE MESMO!

Vale a pena esclarecer que podemos sim demonstrar que nos importamos com os outros mesmo sem buscar reconhecimento. Isso é chamado de empatia e tem a ver com a marca que queremos deixar no mundo.

Fórmula para a vida: ??‍?
Sua necessidade de reconhecimento é inversamente proporcional ao seu nível de aceitação.
Exatamente assim : na auto -aceitação, você busca primeiro se validar e o reconhecimento pode ou não vir.

Mas a pergunta principal aqui é a seguinte: Você se aprova?

Se sim, excelente. Agora, se você espera que o outro te reconheça, sabia que você precisa se conhecer melhor.

Isso mesmo! O autoconhecimento será importante para você se valorizar, entender seu caminho repleto de esforços , vitórias e alguns fracassos, mas que te farão reconhecer ainda mais todo o seu desempenho em atingir seus resultados.

Há um importante ditado judeu que diz assim:

“Se você está vivendo a vida para o outro, quem está vivendo a sua vida por voce? ”

?Pense nisso….

???‍♀️Agora me conta:
Você foca muito em ser reconhecido pelo outro?

Deixe aqui seu comentário sobre isso que eu vou adorar saber sua opinião sobre isso…

Vamos juntos?