Sobre o pé esquerdo de Messi e muito mais sobre amar-se

 

É bem conhecido no mundo futebolístico que Messi chuta de canhota e faz isso muito muito bem…..O argentino conhecido por sua habilidade com a bola, ouviu no início de sua carreira que deveria aprimorar seu chute também com o pé direito para assim conseguir um destaque maior.

Mas a escolha do jogador não parece ter sido essa, ao contrário, ele passou a primorar ainda mais os chutes de pé esquerdo.  Em certa ocasião,durante uma entrevista e com muito bom humor, Cristiano Ronaldo mencionou que gostaria inclusive de ter o pé esquerdo de Messi.

Mas o que isso tem a ver com o autodesenvolvimento e principalmente na capacidade de  amar-se cada dia mais (amar-se, amar-se….)?

Simples…. não foque apenas no que precisa ser desenvolvido, mas sim naquilo que você já tem como talento.

Nomear seus pontos fortes talentos e habilidades é crucial para que você consiga se apoiar em dias difíceis por exemplo, em buscar a persistência para os momentos em que as coisas não saem como esperado e também para encara desafios.

Além disso, nada como conhecer o seu superpoder para ser capaz de coloca-lo a disposição cada vez que a necessidade aparecer.

E na hora daquela entrevista? Nada como ter na ponta da língua e justificar para o recrutador as situações aonde seu ponto forte foi utilizado .

Saber seus talentos faz com que você libere seu potencial criativo e consiga inclusive aprimorar ainda mais suas atividades cotidianos, fortalecendo sua marca pessoal e se destacando por isso.

Dessa forma, faça  agora esse exercício: quais sua maiores habilidades? Quais são seus interesses? Se dinheiro não fosse problema, como voce faria para ganhar a sua vida? O que você faz em seu tempo livre?

Escreva !!!!

Agora pergunte para seus amigos próximos como eles responderiam as perguntas acima sobre você! Pronto! essas são as suas habilidades mais conhecidas e fortes, agora se aprimore cada dia mais em desenvolve-las…

Por exemplo: Sou um ótimo comunicador… então como posso fazer para que este ponto forte se destaque em meu trabalho?

De que forma posso ampliar essa habilidade e utiliza-la a meu favor? Posso desenvolver um blog? Dar aulas? Investir em treinamento para a minha equipe?  Ser mais assertivo ainda em minha comunicações? Sugerir a minha chefia uma oportunidade de mostra essa habilidade?

E então? O que achou ? Invista em seu carro chefe e faça muitos gols assim como o Messi ; )

Um abraço

Letícia Rodrigues

Como fazer um curso de vendas provou a Lei da Atração?

Voce já parou para notar quantas coincidências acontecem na vida?  Voce já se pegou intrigado no porquê é comum repararmos  em um determinado número e notarmos que o mesmo se repete  em placas de carro, em números de série de produto e por todo lugar que voce olha?

E quando voce decide comprar um carro e passa a pesquisar sobre ele costuma notar que há diversos carros iguais ao seu?  Ou ainda, quando estamos intrigados sobre um poema ou musica e  aí encontramos ou conhecemos alguém que também curte o mesmo poema e musica e passa nos falar sobre ele?

Os exemplos são diversos e podem ser divertidos e assustadores, tamanha a frequência e precisão com que acontecem. Eu confesso que em um momento muito delicado de minha vida , quando fiz 33 anos e passei por um conflito interno significativo, passei a enxergar todo o 33  que via como ameaçador.  Como vivia um período de transição de carreira  muito tumultuado, o fim de um relacionamento e outras mudanças, enxergava o numero e a coincidência como se apresentava para mim de forma sinistra. O pior é que encontrei diversas teorias que corroboravam com minha expectativa, até porque o numero em questão é considerado cabalístico.😮

 Mas o que a ciência tem para nos dizer sobre este fenômeno tão curioso? A explicação está no famoso S.A.R ou Sistema de Ativação Reticular. O tal sistema tem diversas funções em nosso organismo, mas uma delas está em selecionar e registrar estímulos e informações  considerados importantes para nossa sobrevivência.

Assim, ao atravessarmos uma avenida movimentada, nossa atenção se volta para a rua que vamos cruzar, o farol que devemos seguir, os carros que estão em nosso caminho e os outros pedestres. Logo, o que ocorre do outro lado da avenida, passa desapercebido ou  do contrario daríamos conta de todos os estímulos sem focar em nenhum, o que seria prejudicial e até perigoso para nossa sobrevivência.

Dessa forma, o S.A.R registra aquilo que consideramos importante e necessário, logo o que concluímos é que somos nós que dizemos ao nosso cérebro o que ele precisa focar e a medida que isso acontece, ele se atentar mais fortemente para este estimulo, o que explica o porque de vermos tantos carros como o que procuramos ou ver o numero 33 aparecer tantas vezes. Isso explica também

o funcionamento da tão famosa e falada Lei da Atração.

Como usar o sistema a nosso favor? Tenha muito claro suas metas e objetivos. Saiba o que quer da vida e defina passos  e pessoas que podem auxilia-lo a chegar a ele. A partir daí entre em Ação: vá a lugares , converse com pessoas, observe ao seu redor e certamente voce notará que temas muito próximos aos seus objetivos começarão a se repetir, pessoas interessadas também aparecerão e voce passará a vislumbrar novas oportunidades.

Vou dar um exemplo de como o SAR atuou na minha vida profissional: enquanto empreendedora fui buscar um curso de vendas para aprender novas formas de desenvolver meu negócio. Durante o curso, conheci a escola e me identifiquei com os valores e metodologia e me inscrevi para uma vaga de criação de conteúdo. Pois não é  que fui convidada para realizar um teste para dar aula de Inteligência Emocional e trabalhar justamente com o que eu queria que era o  Desenvolvimento de Pessoas?  Fiz o teste e hoje sou professora titular do Curso da Escola Conquer.

Pois é….. minha ativação reticular passou a procurar oportunidades de desenvolver meu negócio, eu achei um curso e ao termino, achei uma nova possibilidade de atuar como professora na minha área. Fantástico não? E voce o que achou? Tem uma história semelhante? Como voce pode utilizar a lei da atração a seu favor?

Me conte,

Te espero

Um beijo grande

Leticia Rodrigues

www.fiorireconsultoria.com.br

 

Como adquirir e manter bons hábitos?

As águas de Março fechando o verão  nos lembram que  o primeiro trimestre de 2018 já se passou.   E voce? Como andam as promessas de ano novo, aquela data em que voce prometeu se tonar mais saudável, emagrecer, parar de fumar, voltar a  fazer  ou iniciar sua rotina de exercícios físicos e etc?
O assunto de hoje é sobre iniciar e manter hábitos saudáveis e acredite , é possível conseguir, basta que pra isso voce utilize algumas dicas espertas para evitar o fracasso.
Logo, vou esclarecer desde já que pode ser que não pareça, mas todo hábito bom ou ruim, iniciou como um comportamento simples, que de tanto ser repetido passou a ser  incorporado à sua rotina. Por exemplo: escovar os dentes. Faz muito tempo, mas de tanto a sua mãe repetir que isso era importante , voce passou a incorporar este hábito e hoje em dia ele faz parte de sua rotina de higiene assim como uso do fio dental.
Tudo o que fazemos foi incorporado a nossa identidade pela repetição e assim,  e isso explica também como adquirimos hábitos menos saudáveis como o sedentarismo ou o tabagismo.
E para nos justificar, é normal dizermos que não temos tempo para praticar exercícios ou que a nossa rotina é tão apertada que merecemos nos compensarmos com um cigarrinho ou um docinho ao final do dia, não é assim?
O problema é que essa junção de dias aonde voce se concede uma “escapada”, passa a  se tornar rotina e dai um  hábito. E como podemos então ter hábitos mais saudáveis?
Da mesma forma, procurando repetir os bons hábitos. O problema é que muitas vezes nossa pressa em alcançar um objetivo, nos atrapalha na construção da nova rotina. Lembre-se que voce passou anos sendo sedentário, não será de uma hora para outra que irá se tornar um atleta.
O principal é manter a continuidade. Assim, ao invés de se propor a passar um hora por dia na esteira, o que é muito pra alguém que por muito tempo esteve parado, proponha-se a ir todos os dias por 20 minutos. Nem mais nem menos. Mesmo que em um dia qualquer voce esteja  sentindo-se tão disposto que aguenta fazer mais tempo, continue nos seus 20 minuto diários, por um mês e vá aumentando gradativamente este tempo, sempre aumentando pelo mesmo um mês, até incorporar este hábito e ver que seu corpo passará a  se sentir bem e a “pedir”  pelo exercício.
Sabe-se prática de exercício libera em nosso organismo hormônios responsáveis pelo bem estar, diminuição da tensão e alívio de ansiedade, o que se torna com o passar do tempo um vicio positivo para o praticante. Claro que um profissional de educação física pode orienta-lo de uma forma mais produtiva, porém o caminho é esse.

São os esforços contínuos que trazem resultados e voce certamente pode alcançar que quiser.

Mude !!! De o primeiro passo, faça diferente
Estou aqui para ajuda-lo (á)!!!!

Imagem pixabay
Um abraço e boa sorte!
Leticia Rodrigues

Qual a importância do Mindfulness para o autoconhecimento?

 

Todas as formas de se auto descobrir são o foco de meu interesse desde que escolhi me formar em Psicologia. Durante os anos da Universidade, percebi pouco a pouco que através das diferentes técnicas aprendidas, tais como testes psicológicos, aulas de interpessoal, psicoterapia e o próprio convívio diário com colegas , pacientes e professores foram um oportunidade de me conhecer cada dia mais e mais, e este processo continua pois a cada dia descubro algo novo sobre mim.

A meditação surgiu assim em minha vida. Após períodos de intensa ansiedade, comecei a ler sobre o assunto e pesquisar um pouco mais. Assim , meu interesse surgiu primeiramente como paciente a procura de um alívio para pensamentos e sensações de extrema angustia que vivi nesse período ansioso.

Dentre diversos tipos de meditação que li a respeito, entrei em contato com uma chamada  Mindfulness. A palavra se traduz como atenção total, plena. Em português, a melhor interpretação de sentido para este termo seria foco. A proposta é que voce se aproxime o máximo possível da experiência consciente que vivencia no momento presente.

Diferentemente de outras técnicas de meditação, que buscam esvaziar a mente, a proposta inicial é que voce acolha tudo o que fizer parte de sua experiência naquele momento.

O objetivo é que voce utilize a respiração como forma de ancora para se manter no presente. As suas  sensações corporais  como frio, calor, formigamento e outras, também servem de  âncoras  que o auxiliam a te manter no foco do presente.

O convite é que voce apenas observe os pensamentos surgirem sem se apegar a nenhum deles,  e simplesmente observe que eles surgem e depois se desfazem se voce decidir manter-se focado em sua respiração. Você pode realizar a meditação sentado, deitado desde que  a posição escolhida  propicie que voce se mantenha alerta e consciente.

Inicialmente o tempo da prática pode ser de 5 minutos, e voce pode aumentar gradativamente até que consiga manter uma pratica diria que seja adequada a seu ritmo de vida e desejo. O processo a primeira vista, parece muito complicado especialmente para pessoas que se dizem ansiosas e agitadas, mas o treino constante fará voce se sentir mais relaxado e mais consciente de seus processos.

Os ganhos em relação a qualidade de vida tem sido amplamente estudados nos últimos anos. Há diversos artigos que explicam os benefícios da meditação na diminuição de sintomas relacionados a ansiedade e a depressão.

Mas o objetivo deste post é salientar a importância que a meditação  Mindfulness adquire em mante-lo consciente, isto é atento a como voce se percebe durante vários momentos de seu dia facilitando o seu autoconhecimento.

É possível por exemplo praticar a atenção plena durante o banho, prestando atenção a cada movimento que realiza ao se esfregar com o sabonete e observar qual a sensação que a  água desperta ao tocar o seu corpo. O mesmo pode ser feito durante as refeições: preste atenção ao que costuma escolher para alimenta-lo. Pegue pequenas porções e passe um tempo observando a textura, cores e cheiros dos alimentos. Deguste devagar observando o sabor, a temperatura e novamente a textura após mastiga-los e depois engula.

O conceito pode ser ampliado para sua relação com as outras pessoas: procure olhar nos olhos de seu interlocutor, ouvi-lo atentamente e buscar compreender qual a mensagem que ele procura passar. Só assim responda e observe o que esta conversa desperta em voce: sentimentos, pensamentos, sensações. Procure diminuir a sua reatividade.

Estar próximo de voce a cada momento o fará se tornar íntimo de seus processos internos. Vale a pena realizar anotações diárias das situações vividas e experiênciadas em quanto pratica. Mantenha uma meta de prática diária, utilizando a atenção plena enquanto realiza suas atividades diárias, complementar a meditação diária.

Isto certamente fará voce ter alguns insights interessantes sobre como por exemplo voce lida com situações de estresse durante o dia, em que situações utiliza a alimentação como forma de “fuga” e quais são as pessoas que voce se sente bem de conversar ou de estar próximo.

Além disso, os estudos sugerem que a prática meditativa diária eleva os níveis de concentração , memória pois deixam a mente mais focada e relaxada, cada vez que a mesma se identifica cada vez menos com os pensamentos que a mente evoca e que sempre nos remetem ao passado (situações que já ocorreram), futuro (situações que ainda vão ocorrer ) e criações ( situações que fantasiamos a respeito do que pode ou não ocorrer).

Tenha sempre papel e caneta em sua mão para anotar suas experiências após a pratica meditativa e durante situações do dia dia em que voce manteve- se focado e atento. Certamente voce descobrirá fatos interessantes sobre si mesmo, além dos inúmeros benefícios da meditação.

Vale a pena! Um abraço

Leticia Rodrigues

Fontes: Williams Mark, Penman Danny: Atençao Plena: Mindfulness 2011

Curso Online ministrado pelo Professor Luis Gebara, nov, 2017 cursando.

 

 

Seis formas de organizar a bagunça e ser mais produtivo

O Feng Shui , técnica milenar oriental, alerta que a desorganização é péssima para impedir o fluxo de energia em nossas vidas, gerando estagnação e impactando negativamente o bem estar dos que estão no ambiente.

Mas  qual  é o impacto da desorganização em nosso comportamento diário especialmente para aqueles que estão enfrentando um novo desafio em sua vida, seja o de mudar de carreira, recolocar-se no mercado de trabalho ou simplesmente assumir novos desafios na vida profissional e pessoal?

Vamos iniciar este bate papo, falando de motivação . A motivação é a direção que damos aos nossos comportamentos quando estamos empenhados em atingir um determinado fim. É a motivação que nos desperta para oportunidades e que nos mantém ligados a um propósito mesmo quando levamos muito tempo para atingir um objetivo.

Isso porque  a principal dificuldade não está em iniciar um projeto ou simplesmente despertar para uma nova necessidade. O desafio está em manter a motivação, mesmo quando ainda não há resultado e é  justamente isso que separa as pessoas que atingem objetivos daquelas que não atingem:  é a constância da atuação dia a dia.

Agora imagine o impacto de se deparar com um ambiente totalmente bagunçado , onde é impossível localizar o que se  precisa , como por exemplo o quarto de dormir:  Qual é a sensação de acordar e se deparar com uma pilha de roupas de dias ou  de semanas atrás?

E a sua mesa de trabalho, como ele está??? Há uma pilha de papéis desordenados, sem uma lógica  de arrumação entre eles? E a forma de armazenar informações, recados, ou tarefas a fazer? Voce anota cada coisa em papeizinhos ou post its e sai perdendo tudo  e se perdendo também?

E o seu computador? Há quanto tempo voce não esvazia a lixeira e organiza as pastas, apagando arquivos e salvando outros?  E o mesmo vale para o seu celular. Ele  está cheio de fotos e memes recebidos pelos mais de 20 grupos que voce faz parte ? Voce já chegou a perder fotos importantes ou não conseguir registrar novas fotos?

A desorganização faz com que voce perca tempo, e tempo é mais importante que dinheiro, pois é um recurso não retornável.

Além disso, saber onde as coisas estão otimiza o seu dia dia e impacta direto na sua motivação, já que voce está com tudo disposto em seu local perfeito para iniciar o que precisa ser feito. Assim fica fácil entender que a desorganização cria estresse e diminui nosso empenho nas tarefas e portanto nosso foco.

E ainda, para voce que busca  recolocar- se  no mercado de trabalho, por exemplo, criar uma rotina diária que começa com uma atividade simples como arrumar a cama informa para o seu cérebro que um novo dia começou e que voce  já cumpriu sua primeira tarefa com êxito: deixar seu ambiente de descanso limpo e ordeiro. Isso lhe dará disposição para seguir em frente e realizar uma a uma todas as atividades de seu dia e ao final dele, voce terá um local de descanso pronto para recebe-lo após esse dia de batalha.

Dessa forma:

1) Organize seu quarto, mantenha roupas organizadas, dia a dia, evitando o acumulo.

2) Faça da limpeza uma meta diária em sua casa e trabalho.

3) Agende seus compromissos diários de trabalho, pessoais e etc, concentrando todos em um único lugar

4) Faça um check list ao final do dia e reveja as tarefas acumuladas , colocando as como pendentes para o próximo dia.

5) Organize seu ambiente de trabalho, dividindo os papeis por assunto . Utilize pastas  e etiquetas que informem o conteúdo.

6) Crie pastas em seu desktop para arquivar documento e fotos. Apague os arquivos temporários , transferências ou demais documentos sem uso.

Estas pequenas aços  certamente trarão um grande impacto na sua motivação para aí sim perseguir suas metas e objetivos.

Um  abraço para vocês !!!!

Leticia Rodrigues

Recolocação Profissional e o Processo de Coaching

 

 

Os tempos de crise trouxeram uma avalanche de desempregados e de insegurança para aqueles que ainda possuem um emprego. O momento incerto também dificulta qualquer tentativa de mudança de carreira para aqueles que não se identificam com a atividade que exercem e por esta razão encontram-se desmotivados, infelizes e sem perspectivas da melhor maneira de mudar a situação.

Para todas estas situações, o processo de Coaching é altamente eficaz para ajuda-lo a encontrar um novo caminho ou ainda, traçar uma perspectiva mais motivadora na forma de encarar o seu trabalho e ainda assim, buscar uma nova oportunidade de recolocação profissional e de gestão de sua carreira.

As grandes empresas, atualmente, conduzem seus processos de gestão de pessoas, baseados nos princípios que buscam encontrar o melhor alinhamento possível entre candidatos em termos de objetivos e valores com os objetivos e valores da Instituição (empresa).

Durante o processo, o Coach atua como um facilitador que ajuda a identificar suas competências e como utiliza-las em seu favor, além de aprimorar aquelas que precisam ser desenvolvidas.

O processo também permite identificar sobre quais pilares você deve pautar sua busca por uma nova carreira, isto é, quais valores são importantes para você e devem ser utilizados como referencia na sua busca por empresas para que a sua candidatura esteja de acordo com os seu objetivos. Isto possibilita que suas escolhas sejam mais assertivas, já que consideram todo o contexto no qual você está inserido ( financeiro, social, pessoal e outros.)

Investiga-se ainda quais as forças você já possui e serão utilizadas como combustível para ajuda-lo em sua busca por uma nova carreira e de que forma estas forças podem ser vistas como oportunidades, quais são os pontos de melhoria, que devem ser reavaliados e aprimorados e quais as possíveis ameaças em seu caminho.

Após toda esta analise, aí traçamos juntos um mapa descrevendo o caminho com as chamadas evidencias de realização com prazos, e após os primeiros resultados, fazemos as correções necessárias para seguirmos em frente…

O resultado certamente será compensador. Aventure-se nessa viagem em busca de si mesmo e colha os frutos de atuar em uma careira que tem de fato a “sua cara”.
Que saber mais? Leia o nosso blog e fique por dentro das novidades
Agende a sua sessão experimental em atendimento@fiorireconsultoria.com.br

um abraço
Leticia Rodrigues

 


Sobe mim


Psicóloga e Coach com especialização em Gestão de Marketing e experiência em atuação empresarial.

Atuo principalmente com o desenvolvimento de Pessoas, utilizando como ferramenta as minhas duas maiores paixões que são as minhas áreas de formação e as técnicas do Coaching.