É sabido que oferecer aos clientes um serviço altamente eficiente, confere a empresa uma vantagem competitiva em relação a sua concorrência. É claro que a importância de produtos de alta qualidade também têm participação no sucesso de um negócio, porém, o capital humano passa a ter papel ativo na produtividade e lucratividade de um empreendimento, já que é a equipe de colaboradores a responsável por disponibilizar o produto para o consumidor, sendo o cartão de visita da instituição.
O correto alinhamento entre os propósitos de uma empresa e seus colaboradores são primordiais para a sustentabilidade de ambos. Investir em treinamento permite que a empresa deixe claro para o funcionário quais seus objetivos empresariais e sua missão. Além disso, informa ao colaborador que considera importante que ele se aperfeiçoe, para que desempenhe cada vez melhor suas atividades.
O funcionário por sua vez, sente-se motivado, por entender que a empresa se interessa por seu desenvolvimento. Ao mesmo tempo, compreende a importância de realizar sua atividade de modo a contribuir ativamente com o crescimento do negócio e com seu crescimento pessoal e profissional, já que adquire habilidades que poderão ser utilizadas em diferentes momentos de sua vida.
A iniciativa trabalha ainda a importância do trabalho em equipe para melhor desempenho das funções e como fator determinante para eliminar problemas de relacionamento, causadores de estresse e turnover.
Com um direcionamento claro da empresa a respeito de seus objetivos fica mais claro acompanhar a evolução de seus funcionários através de indicadores que avaliem metas pré estabelecidas. Os colaboradores podem por sua vez obter o reconhecimento pelo cumprimento das metas e opinar ativamente junto aos gestores seus pontos de melhoria.
Este gerenciamento contribui para a retenção dos talentos de uma empresa e se torna uma ferramenta importante para um planejamento estratégico adequado que possibilite a manutenção da saúde da empresa.