Neste final de semana tive o imenso prazer de assistir alguns filmes bacanas que já chegaram na TV a cabo. Um deles foi o maravilhoso Um senhor estagiário estrelado pelos premiados Anne Hathaway e Robert de Niro, no papel principal.
Sem muitos spoilers, o filme, de 2015, conta a trajetória de um senhor de 70 anos, já aposentado, que decide se candidatar a posição de estagiário de uma jovem CEO de uma empresa que comercializa roupas via internet.
No início do filme, vemos Ben Whittaker, personagem de De Niro, candidatar-se a esta vaga por um motivo muito simples e também genuíno: “Há um espaço dentro de mim que precisa ser preenchido “, “quero ter novamente uma rotina, um lugar para ir, quero ser desafiado e também necessário ”
Aí podemos começar a pensar na tal idéia de propósito. O propósito é algo que nos move em direção aos nossos objetivos, mas não apenas isso. Seu sentido é muito mais amplo porque está diretamente relacionado aos nossos valores pessoais, aos nossos sonhos ou aquilo que identificamos como uma necessidade maior de ir além: não se trata apenas de ganhar ou conquistar alguma coisa, mas sim de fazermos diferença em nossa vida e na vida de outras pessoas.
Para compreendermos melhor esta ideia, voltando ao filme, Ben nos conta que durante o inicio de sua aposentadoria ele decidiu se dedicar ao seu próprio lazer, viajando, fazendo cursos, e até indo a velórios , o que é inevitável para todos, mas costumeiro nesta fase da vida. Entretanto, percebeu que somente trabalhando sua vida ganharia novamente sentido e fluxo.
Porque para Ben o trabalho é tão importante? Porque certamente através dele, o personagem consegue expressar valores importantes para si e utilizar todas as sua forças como mola propulsora para desempenhar suas atividades e assim atingir objetivos.
Como valores importantes para o personagem , podemos citar:
1) Lealdade
2) Fidelidade
3) Servidão aos colegas e chefe
4) Compromisso
Logo, o sucesso de Ben junto os colegas e sua chefe é inevitável e ele se torna figura inspiradora para todos ao redor, já que diante da oportunidade de desempenhar seu trabalho ele consegue ser:
- pró ativo
- comprometido
- criativo
- confiável
- disponível a necessidade dos outros
- atento também a suas necessidades
Para se adaptar a sua nova função, Bem precisou arriscar-se a aprender coisas novas, desafiar-se constantemente e buscar oportunidades de mostrar suas competências , mesmo quando não havia nenhum trabalho a ser feito.
O sucesso desta trajetória, pode ser compreendido principalmente por um perfeito alinhamento entre um propósito de vida muito bem definido, apoiado por valores pessoais sólidos e uma oportunidade de mostra-los. Mas para tanto , muitas vezes é preciso sair da zona de conforto e literalmente “cavar”oportunidades: Quando não havia nenhuma, Ben a criou, nós também podemos fazer o mesmo.
O processo de Coaching, é uma ferramnta excelente na busca e identificação de porpositos, pois auxilia o caochee a encontrar seus valores pessoais e a trilhar um novo caminho, mais alinhado a seus objetivos e forças pessoais.
Assim, questione-se qual a “diferença que você gostaria de fazer na sua vida e na vida dos Outros? “e vá em busca de seu caminho, afinal como disse Ben Whittaker ” Ainda há muita música em mim…. ”
Um abraço !!!!
Leticia Rodrigues