Voce já parou para notar quantas coincidências acontecem na vida? Voce já se pegou intrigado no porquê é comum repararmos em um determinado número e notarmos que o mesmo se repete em placas de carro, em números de série de produto e por todo lugar que voce olha?
E quando voce decide comprar um carro e passa a pesquisar sobre ele costuma notar que há diversos carros iguais ao seu? Ou ainda, quando estamos intrigados sobre um poema ou musica e aí encontramos ou conhecemos alguém que também curte o mesmo poema e musica e passa nos falar sobre ele?
Os exemplos são diversos e podem ser divertidos e assustadores, tamanha a frequência e precisão com que acontecem. Eu confesso que em um momento muito delicado de minha vida , quando fiz 33 anos e passei por um conflito interno significativo, passei a enxergar todo o 33 que via como ameaçador. Como vivia um período de transição de carreira muito tumultuado, o fim de um relacionamento e outras mudanças, enxergava o numero e a coincidência como se apresentava para mim de forma sinistra. O pior é que encontrei diversas teorias que corroboravam com minha expectativa, até porque o numero em questão é considerado cabalístico.?
Mas o que a ciência tem para nos dizer sobre este fenômeno tão curioso? A explicação está no famoso S.A.R ou Sistema de Ativação Reticular. O tal sistema tem diversas funções em nosso organismo, mas uma delas está em selecionar e registrar estímulos e informações considerados importantes para nossa sobrevivência.
Assim, ao atravessarmos uma avenida movimentada, nossa atenção se volta para a rua que vamos cruzar, o farol que devemos seguir, os carros que estão em nosso caminho e os outros pedestres. Logo, o que ocorre do outro lado da avenida, passa desapercebido ou do contrario daríamos conta de todos os estímulos sem focar em nenhum, o que seria prejudicial e até perigoso para nossa sobrevivência.
Dessa forma, o S.A.R registra aquilo que consideramos importante e necessário, logo o que concluímos é que somos nós que dizemos ao nosso cérebro o que ele precisa focar e a medida que isso acontece, ele se atentar mais fortemente para este estimulo, o que explica o porque de vermos tantos carros como o que procuramos ou ver o numero 33 aparecer tantas vezes. Isso explica também
o funcionamento da tão famosa e falada Lei da Atração.
Como usar o sistema a nosso favor? Tenha muito claro suas metas e objetivos. Saiba o que quer da vida e defina passos e pessoas que podem auxilia-lo a chegar a ele. A partir daí entre em Ação: vá a lugares , converse com pessoas, observe ao seu redor e certamente voce notará que temas muito próximos aos seus objetivos começarão a se repetir, pessoas interessadas também aparecerão e voce passará a vislumbrar novas oportunidades.
Vou dar um exemplo de como o SAR atuou na minha vida profissional: enquanto empreendedora fui buscar um curso de vendas para aprender novas formas de desenvolver meu negócio. Durante o curso, conheci a escola e me identifiquei com os valores e metodologia e me inscrevi para uma vaga de criação de conteúdo. Pois não é que fui convidada para realizar um teste para dar aula de Inteligência Emocional e trabalhar justamente com o que eu queria que era o Desenvolvimento de Pessoas? Fiz o teste e hoje sou professora titular do Curso da Escola Conquer.
Pois é….. minha ativação reticular passou a procurar oportunidades de desenvolver meu negócio, eu achei um curso e ao termino, achei uma nova possibilidade de atuar como professora na minha área. Fantástico não? E voce o que achou? Tem uma história semelhante? Como voce pode utilizar a lei da atração a seu favor?
Me conte,
Te espero
Um beijo grande
Leticia Rodrigues
www.fiorireconsultoria.com.br