Foi se o tempo em que a preocupação com o bem- estar dos funcionários era considerado artigo de perfumaria. Atualmente , com as mudanças ocasionadas pela rapidez do acesso as informações, tecnologia e o numero imenso de dados gerados diariamente, doenças como a ansiedade e depressão tornaram -se um ponto de atenção constante.
Mas essa não é a única razão para isso. Constatou-se que funcionários emocionalmente saudáveis, tendem a executar suas atividades em alta performance e contribuem de forma sustentável para os resultados da empresa. E é aí que a psicologia Positiva ganha importância nesse cenário.
Psicologia Positiva, que teve em Martin Seligman seu principal expoente, pode ser compreendida como um movimento dentro da Psicologia tradicional que busca compreender o ser humano do ponto de vista de suas forças, seus valores, propósitos e objetivos, tendo como foco de seu estudo atividades e ações que proporcionam bem estar e felicidade.
No ambiente corporativo, a Psicologia Positiva inspirou o POS ( Positive Organizational Scholarship ) focado em dinâmicas organizacionais que impactam positivamente a performance de executivos. e por conseguinte da empresa em geral e inspirou o POB ( Positive Organization Behaviour ) cujo foco é medir, orientar e desenvolver comportamentos individuais com o objetivo de aumento de performance.
Em ambos os casos, os programas visam atuar no de desenvolvimento de seus funcionários e na criação de um ambiente de trabalho mais positivo, que impactam diretamente o sucesso da empresa, a geração de lucro e a superação de desafios e obstáculos, sempre com foco na melhoria coletiva.
Os estudiosos desenvolveram através de diversas pesquisas, um indicador conhecido como PSYCAP (Capital Psicológico Positivo), para avaliar esses índices. Sabe-se entretanto, que os mesmos podem ser aperfeiçoados, mensurados , e possuem alto impacto na performance .
E voce ? Como está seu nível de PSYCAP? Avalie cada um deles em uma escala de 0 a 10:
1). Auto- Eficácia: Crença do indivíduo em produzir resultados.
2). Esperança: Ter a motivação necessária e as estratégias delimitadas para atingir objetivos
3). Otimismo: Lidar com as adversidades sabendo que ´há possibilidade de mudar
4). Resiliência: superação de dificuldades,mantendo o propósito e a sua essência
O desenvolvimento das capacidades psicológicas, diminuem riscos de burnout, abandono de trabalho, depressão e ansiedade além de se tornarem uma vantagem competitiva para a empresa a medida que aumentam o engajamento dos colaboradores. O engajamento também é maior em colaboradores que se sentem amparados especialmente quando as demandas profissionais aumentam consideravelmente e o comprometimento dos colaboradores se torna mais necessário.
Dessa forma, seja voce líder, empreendedor ou colaborador, cuidar do bem estar de sua equipe e de seu índice de PSYCAP é fundamental para uma vida plena e satisfatória.
Todas essas competências podem ser desenvolvidas em processos de autoconhecimento como o Coaching ou a Terapia breve. Informe-se mais sobre o assunto, no site da FIORIRE CONSULTORIA
Um abraço,
Leticia Rodrigues