Voce certamente conhece alguém considerado como uma pessoa difícil. Podemos definir esse tipo de pessoa como aquelas que lidam de modo não produtivo com os outros e nos desafiam a modificar nossa forma de se relacionar com eles e com os que estão ao nosso redor.
Há pessoas desafiadores que atuam de modo consciente e intencional, porém nem sempre é assim. Há casos onde a pessoa não compreende de suas atitudes e principalmente das consequências que as mesmas geram para si e para os demais.
Podemos compreender de modo geral que estas pessoas não desenvolveram recursos melhores para lidar com situações que as desafiam . Listamos aqui três tipos de comportamentos que pessoas desafiadoras podem apresentar:
- Passivo agressivo: Essas pessoas lidam com sua insatisfação ou hostilidade de modo indireto. Por não expor claramente aquilo que sentem e pensam, recorrem a recursos menos interessantes como
a)obstrução: Impedem que as atividade sejam realizadas utilizando sua autoridade ou criando empecilhos para a realização de tarefas.
b) procrastinação: adiam o que precisa ser feito ,atrasando cronogramas acordados e realizam suas tarefas no limite dos prazo, o que prejudica o retante da equipe e o andamento das atividades.
c) falsa submissão. Tem um comportamento dissimulado e não assumem o que fazem , quando confrontados dizem que não foi intencional e acusam os outros de serem exagerados e de reagirem de modo emocional.
Estratégias: Como lidar com esse tipo?
1)Documente tudo. Mantenha registro de tudo o que foi conversado e apesente em caso de necessidade. Todas as conversas, trocas de mensagens ou emails devem ser registradas e guardadas.
2) Alinhe tarefas de cada membro da equipe e fale sobre suas expectativas e prazos a serem cumpridos. Detalhe previamente as consequências do não cumprimento das tarefas e devem ser reportada, ao superior
3) Seja assertivo e não reaja de modo emocional, mantenha sempre o nível da conversa e comunique-se de forma profissional e respeitosa.
2. Ansiosos: São pessoas que lidam de modo exacerbado com situações, e sempre imaginam os piores cenários.
Estratégias: Como lidar com esse tipo?
1. Encoraje técnicas de relaxamento
2. Desafie crenças limitantes
3. Proponha visualizações positivas
4. Caso a ansiedade seja reativa, proponha soluções que possam amenizar os efeitos dessa ansiedade
3. Hostis: Pessoas que se comportam de modo rude ou grosseiro, seja através do desafio a autoridade ou através de provocações diretas aos demais.
Perceba primeiro se o comportamento é falta de habilidade social ou não, se a pessoa em questão concorda com a queixa que os outros tem dele se simplesmente não sabe como fazer diferente ou se crê que está sendo tratado de forma injusta.
Estratégias: Como lidar com esse tipo?
- Apresente feedabacks específicos e factuais . Evite julgamentos ou avaliações.
- Sugira mudanças de comunicação verbal, como técnicas de comunicação não violenta, treinamentos específicos (controle da raiva, Inteligencia Emocional ) ou Coaching.
- Apresente para a pessoa de modo factual as consequências de seu comportamento, perdas e ganhos de ser hostil.
4. Pessoas que apresentam Baixa Performance: São aquelas que não realizam porque não sabem ou não conseguem: aqui há falta de habilidade, de conhecimento ou de direcionamento
Estratégias: Como lidar com esse tipo? :
Falta de habilidade
- Criar programas de aquisição de habilidades .
2. Alinhar expectativas e critérios de avaliação
Não realizam porque não querem:
- Analisar as causas do desengajamento e desmotivação. Corrigir o problema.
- Reuniões para feedbacks efetivos e regulares
- Crie metas de avaliação de desempenho
E aí? Gostou dessas dicas? O Coaching pode te ajudar a desenvolver liderança controle emocional e autoconhecimento para que eu seu desafio de lidar com pessoas desafiadoras seja mais produtivo.
Conte comigo nessa jornada e corre para cá !!!! venha se aprimorar e ser um mestre na solução de problemas !!!!
Um beijo!!!
Letícia Rodrigues