O Coaching é uma metodologia conhecida por fomentar resultados rápidos e enriquecedores para os participantes, trazendo mudanças significativas de comportamento, aquisição de novas competências e melhora de desempenho.

Dessa forma, muitas empresas passaram a recomendar para seus profissionais que se submetam a um processo de Coaching o que pode ocasionar  muitas duvidas pairem na cabeça do profissional: A empresa em que atuo me indicou um Processo de Coaching e agora?

Sera que esse Processo é confiável? Será que não estou tendo um bom desempenho profissional? Posso confiar nesse profissional?

Essas  duvidas podem  impactar  o Processo de Coaching Executivo, nome desse tipo de processo que envolve a contratação de um coach para auxiliar profissionais relevantes para a Empresa.

É justamente isso que deve estar na mente do profissional que foi indicado para esse processo: certamente a empresa valoriza e reconhece sua posição como de um profissional chave para seu  sucesso, do contrario, não o indicaria para este tipo de Processo

Outras compreensões equivocadas são:

1 ) O Processo de Coaching beneficia apenas a empresa:  Isso não é verdade. Ambos , profissional e empresa serão beneficiados com esse processo: o profissional porque conhecerá suas forças e necessidades de desenvolvimento e a empresa que terá de volta seu investimento em produtividade e aumento de performance.

2)  É medida corretiva ou punitiva: Ao contrário. Como dito anteriormente, se a empresa o indicou para este processo, é porque   valoriza e reconhece sua posição como  sendo estratégica para o sucesso da Instituição

3)  É modismo. As bases do Coaching remontam a Grécia antiga, mas os  Processos de Coaching da forma como conhecemos hoje,  ocorrem desde os anos 1970 e no Brasil a partir do ano 2000.

4) Ainda tenho  duvidas  do beneficio real desse Processo: Nesse caso, é importante marcar uma boa conversa com o Coach indicado e debater todas essas questões. Outra opção pode ser Discutir o que pode participar de 3 sessões experimentais para realmente ter uma avaliação mais adequada desse Processo.

É imprescindível a participação do cliente com seu comprometimento para atingir os resultados , bem como uma atuação ética e honesta de ambas as partes. O sigilo profissional é garantido durante todo o Processo de Coaching sendo que relatórios, avaliações e informações serão divulgadas com o único objetivo de esclarecer pontos relevantes para todos os envolvidos, preservando o máximo possível a privacidade do Executivo.

Dessa forma, esclarecer desde o incio as necessidades e objetivos desse Processo e quais os resultados desejados pela empresa contratante e pelo profissional participante é fundamental para o sucesso dessa empreitada.

 

E voce? Tem outras duvidas sobre como funciona esse processo de Coaching Executivo?

Comente aqui e saiba mais agendando sua sessão !

Um abraço

Leticia Rodrigues