Você também sente que não tem tempo para nada? Acredite, você não esta sozinho. É só fazer uma busca rápida na internet para compreender que esse é o nosso recurso mais escasso.
Mas como isso é possível? Será que o tempo mudou?
Na verdade o tempo continua igual, o que mudou foi a nossa percepção sobre a passagem do tempo.
Uma das explicações para esse fenômeno está no acesso à informação. A quantidade de informação produzida atualmente é absurda, e a mesma é disponibilizada tão rapidamente, que fica impossível acompanhar tudo.
A tecnologia também tornou as nossas ações mais rápidas, mas nem sempre de maior qualidade. Os contatos pessoais tendem a ser igualmente voláteis, o que nos dá a sensação de uma incompletude e até mesmo de uma falta.
O resultado é que tentamos ao máximo sobreviver a esses estímulos, e buscamos dar conta de muitas tarefas por vez, o que nem sempre faz com que estejamos 100% presentes na realização de tantas atividades.
Assim , o gerenciamento de tempo se torna necessário para que a gente consiga de modo ativo, utilizar esse recurso para atingir nossos objetivos.
MAPEAR PARA
CONQUISTAR:
Para entendermos exatamente para onde vão nossas preciosas 24 horas, eu recomendo que você faça o seguinte: pense em um dia típico na sua vida e descreva sua rotina! Por exemplo , que horas você acorda? Quanto tempo utiliza para tomar café? Ou ainda: Quanto tempo gasta até o escritório (ou inicia seu home office)? .
- Seja minucioso: Ao descrever sua rotina de trabalho especifique: tempo gasto para ler e-mails, tempo de pausas , ligações para clientes e fornecedores, reuniões e outras rotinas!
- Coloque os horários de início e fim de TODAS as atividades, inclusive horário de refeições e tempo gasto na internet ou em atividades de lazer. Não deixe nada de fora!
DEFININDO
OBJETIVOS:
- O segundo passo desse sistema é compreender que sem sua lista master de objetivos essa técnica não funcionará. Aqui você fará uma lista de objetivos PESSOAIS, PROFISSIONAIS, FINANCEIROS..
- Nessa parte você pode colocar TUDO o que imagina ou gostaria de realizar: Cargos a serem atingidos, viagens, mais contato com pessoas próximas, mais tempo com filhos, atingir um objetivo financeiro e etc.
- Lembre-se que é a partir dessa tomada de consciência, que você compreenderá que seu tempo é preciso e é através dele que você poderá tangibilizar o que deseja para sua vida.
CLASSIFICANDO
ATIVIDADES:
De posse de sua lista de OBJETIVOS e de sua ROTINA diária, você deve classificar suas atividades diárias da seguinte maneira:
A: Todas as atividades primordiais para a sua realização de objetivos: Um exemplo disso é seu trabalho. O trabalho é a forma de viabilizar viagens, sonhos e até uma promoção. Logo, todas as atividades relacionadas a ele são classificadas como A, a princípio.
Dentro dessa perspectivava, eu posso ainda pensar em quais atividades dentro do meu trabalho contribuem significativamente para meu objetivo: assim, estar em contato com determinada pessoa , pode ser estratégico e contribuir para minha promoção,se esse for o caso . Ou ainda: Fazer determinado curso, irá me colocar mais próximo do cargo que almejo e etc.
Um outro exemplo: Passar mais tempo com os filhos, pode contribuir ativamente para fortalecer os laço com eles. Logo, é vital encontrar uma espaço na rotina para essa atividade.
Um raciocínio similar vale para atividade física, por exemplo. Fazer uma atividade física contribui para nosso bem- estar, regula a saúde física e emocional e possibilita que eu me mantenha saudável. Isso coloca a atividade física como uma atividade prioritária.
B e C: São atividades que seriam importantes de serem feitas, mas que contribuem menos ou pouco contribuem respectivamente, para seus objetivos e que podem ser limitadas ou ainda, podemos delega-lás. veja na sua rotina diária, o que você poderia determinar que outra pessoa fizesse para você , sem prejuízo para ambos.
D: Drenos: São atividades que pouco contribuem com seus objetivos, mas que causam certo prazer. É importante que você limite diariamente a duração dessas atividades em 15 ou 20 minutos por dia, por exemplo.
E: Eliminar: São atividades que nada contribuem para seu desenvolvimento pessoas e profissional e que devem ser eliminadas, como fofocas, hábitos improdutivos e o que mais voce considerar como inapropriado.
AUTOCONSCIÊNCIA É PODER:
De posse dessas informações, você poderá fazer os ajustes necessários na sua rotina, incluindo e eliminando atividades. Tenha em mente que você deve ser ativo em relação ao seu gerenciamento de tempo, se responsabilizando por ele diariamente.
Quando escolher realizar uma atividade, esteja 100% presente. Isso evitará que você tenha que refaze-lá e contribuirá com sua produtividade.
Tarefas desafiadoras ou menos interessantes , podem ter sua duração limitada. Visitar uma pessoa que você não gosta , mas mesmo assim precisa manter relação,por exemplo, pode ser um pouco mais fácil a partir dessa perspectiva.
Isso evitará que você procrastine coisas importantes e facilitará o cumprimento de atividades que você julga menos favoráveis.
O cronograma também o auxiliará a fazer escolhas assertivas: quando sabemos exatamente sobre nosso planejamento diário, temos a sensação de que estamos trabalhando do ativamente na construção de nosso sonhos e não de sermos somos apenas levados pelo dia a dia de modo inconsciente.
Tenho certeza que essas dicas práticas farão a diferença em sua vida ! Caso queira uma ajuda personalizada , podemos marcar sua sessão !
Deixe seu cometário sobre o que achou do assunto e se já pratica o gerenciamento do tempo.
Até breve!
Um abraço
Letícia Rodrigues