As exigências pós pandemia nos forçaram a olhar com mais carinho para a própria subjetividade. Fomos forçados a encarar nossos limites, sentimentos e desenvolver habilidades que antes não eram tão valorizadas como inteligência emocional, coragem e equilíbrio.
O caminho sem volta imposto pelas mudanças, pede um profissional mais atento a lidar consigo e também com os outros e é aí que as soft skiils são importantes.
As soft skills podem ser traduzidas como habilidades de primeira camada, ou seja habilidades que desenvolvemos no relacionamento com as pessoas e principalmente, através do autoconhecimento e de nosso repertório social.
Muito antes da pandemia, empresas como a Coca Cola, viram seus líderes que possuíam alta Inteligência Emocional, superaram suas metas em até 15% em comparação aos outros. DE acordo com pesquisa da Global Talent Trend, para 92% dos líderes de empresas de diversos segmentos, as soft skill são tão ou mais importantes que as habilidades técnicas, chamadas de hard skills.

Autoconhecimento: Um caminho que mais ninguém pode fazer por você.
Mas como mensurar essas habilidades e saber se estamos no caminho para desenvolve-las?
Vejam alguns exemplos de soft skills mais valorizadas:
1. Inteligência Emocional: São cinco os principais pilares dessa habilidade amplamente estudada por Daniel Goleman, e que contemplam soft skills essenciais para o mundo atual:
- Autoconhecimento: capacidade de perceber nossas emoções e identificar os sentimentos. O autoconhecimento permite ainda que, identifiquemos os pensamentos e necessidades que se relacionam às nossas atitudes e produzem nossos comportamentos.
- Gerenciamento Emocional: capacidade de identificar os famosos gatilhos emocionais que muitas vezes, nos fazem perder o controle das situações. Ao desenvolvermos esse pila, adquiríamos a capacidade de escolher assertivamente como reagiremos a cada situação, ao invés de simplesmente nos entregarmos a emoção.
- Motivação: capacidade de continuarmos a perseverar por um caminho, mesmo quando o resultado se encontra ainda distante. Essa habilidade, é fundamental para nos manter no jogo, inclusive naqueles dias mais difíceis, mantendo a mesa energia do início, quando decidimos atingir um objetivo.
- Empatia: capacidade de identificar e compreender estados emocionais dos outros e responder de acordo com as necessidades deles.
- Sociabilidade: capacidade de se relacionar assertivamente com os demais, através de atitudes que podem de fato influenciar positivamente pessoas a atingirem objetivos em comum e construir ambientes pautados em respeito e crescimento mútuos.
2. Comunicação: 90% dos conflitos estão relacionados a problemas de comunicação e falta de assertividade. Desenvolver uma comunicação clara e principalmente, pautada na compaixão é fundamental para lidar com o trabalho, diminuir possíveis desafios e atingir objetivos.
Para isso é necessário investigar a capacidade de se comunicar assertivamente. Voce tem dificuldades de colocar limites para os outros? Dizer não é um problema? Como você comunica as suas necessidades?
3. Resiliência: capacidade de enxergar os desafios como oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal. É essencial aprender a enxergar as dificuldades a partir de uma mentalidade de crescimento e prevendo possíveis riscos, o que é chamado de Anti-Fragilidade.
4. Coragem: do latim “coraticum “ agir a partir do coração. Em um momento de tantas mudanças e necessidade de improviso, guiar-se pelo proposito fará mais sentido do que nunca. É necessário rever valores e reconhecer o que é essencial.
Dessa forma, saber quem de fato se é de verdade, será essencial para lidar com tantas incertezas do mundo exterior.
“Quanto mais instável é o mundo de fora, mais inabalável devem ser nossas certezas. Assim, o autoconhecimento será imprescindível para viver no mundo atual.

Dicas para aprimorar suas soft skills
1. Desenvolva o hábito de se auto observar.
Vale utilizar aplicativos como o cíngulo ou similar ou até usar um diário em papel para registrar seus sentimentos e pensamentos. Isso lhe permitirá descobrir uma pouco mais sobre si mesmo, e identificar situações e pessoas que atuam como gatilhos emocionais.
2. Retome suas conquistas pessoais e profissionais.
Isto lhe permitirá revisitar situações onde você precisou utilizar competências importantes para atingir objetivos.
3. Reveja seus momentos de coragem.
Aqui, podemos elencar momentos onde você sentiu medo, duvidas, mas mesmo assim seguir em frente.
4. Identifique seus valores.
Busque compreender a partir das suas escolhas pessoais e profissionais, quais são as principais coisas das quais você não abre mão em sua vida. Voce perceberá que muitos valores pautaram em decisões macro que você tomou.
5. Comunique-se de forma tranquila e busque falar sobre seus sentimentos e necessidades.
Toda comunicação somente funciona quando estamos dispostos a ouvir e nunca convencer o outro sobre nossos pontos de vista.
Escutar assertivamente só é possível quando temos serenidade para fazê-lo. Ouça com atenção, compreenda os sentimentos dos outros e fale sobre suas expectativas. Isso tende a ampliar a capacidade de escuta e desenvolve a empatia.
Baixe aqui meu e-book A Jornada do Autoconhecimento, como muitas atividades para você ampliar suas soft skils.
Quais dessas habilidades você acredita que serão primordiais para atuar nos tempos incertos trazidos pelo mundo volátil em que vivemos?
Deixe seu comentário e sua contribuição ! Conte comigo para desenvolver suas habilidades e ser mais e melhor o que você já nasceu para ser.
Um abraço,
Letícia Rodrigues
Letícia Rodrigues

Psicóloga graduada pela PUC/SP e Pós-graduada em Gestão de Marketing pela FAAP;
• Trainer de Colaboradores Corporativos em empresas como Kumon, Hospital Leonor Mendes Barros, SBT, Nike e Metlife;
• Professora de Inteligência Emocional da Escola Conquer, com melhor avaliação do Brasil em agosto de 2019;
• Coach de Carreira na FAAP.
Excelente texto ! Parabéns !
Muito obrigada, um beijo!