Liderar é inspirar pessoas a buscarem resultados positivos a partir de um objetivo comum. É motivar profissionais, traçar estratégias para alcance de resultados e principalmente, compreender cada membro de uma equipe para que trabalhem em alinhamento com seu time.
Antigamente, os líderes eram profissionais que se destacavam na área em que atuavam: o vendedor excelente que mais vendia era logo promovido a posição de líder na expectativa de fazer seu time desempenhar tão bem (ou até melhor) quanto ele, por seguirem as determinações daquele que já dominava a receita do sucesso.
Mas e o resultado?
As vezes funcionava e muitas vezes não. Até porque sabemos que gerenciamento de pessoas e liderança não são uma receita de bolo.
A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.
Com a era digital e a pandemia, o excesso de mudanças caracterizados pelo mundo interconectado e a velocidade de produção de conteúdo e de informação que nos obrigam a estar o tempo todo inovando ou “trocando o pneu com o carro em movimento”. É a chamada liderança 4.0.
Desafios da liderança 4.0
Assim, ser líder exige muito mais do que excelentes competências técnicas e resultados, exige Inteligência Emocional, adaptabilidade e muita coragem. Liderar é compreender muito sobre o mercado, mas compreender ainda mais sobre pessoas.
Mais do que nunca, os desafios trazidos pela necessidade de isolamento social e do modelo de trabalho hibrido, tornam pungente a necessidade liderança humanizada, onde a empatia, pilar intergrante da Inteligencia Emocional, por exemplo, passa a ser uma das habilidades mais exigida da atualidade.
Algumas das habilidades exigidas para ser um bom líder são:
- Inteligência emocional: autocontrole (autoconhecimento) e empatia, compreender as emoções de seus liderados
- Empatia
- Desenvolvimento de Times com o compromisso da inovação e da melhoria contínua
- Incentivo a trocas e diversidade: é cada vez mais comum o trabalho de equipes diversas, com diferentes gerações.
- Agilidade
- Resiliência
- Flexibilidade e Adaptabilidade
Tipos de liderança:
Uma pesquisa realizada pela FIA Faculdade Instituto de Administração, pesquisou o perfil de lideres das 100 empresas consideradas melhores para se trabalhar, 32% dessas, contam com um líder de perfil inspirador.
Veja quais são os tipos de líderes e descubra em qual perfil voce ou seu líder mais se encaixa:
- Líder inspirador: estabelece metas, mas deixa que o time seja livre para escolher a forma mais eficiente de atingi-las,
- Líder educador: especialmente bem aproveitado em equipes jovens que ainda esperam ser conduzidas. Seu foco é prioritariamente nas esquipes que tem desejo por se desenvolverem.
- Líder democrático: é aquele que dá voz a equipe na tomada de decisões, favorece o diálogo e as novas ideias.
- Líder direcionador: mais exigente, pois acredita na alta performance como parâmetro e ele mesmo atua dessa forma. Favorece o relacionamento com liderados que possuam as mesmas características, porém, pode ter dificuldades com pessoas que apresentam um perfil diferente.
- Líder coercitivo: é aquele que direciona e pede que as coisas sejam feitas exatamente como ele deseja, podendo contribuir para mudanças estruturais, porém correndo o risco de desmotivar colaboradores, devido à falta de flexibilidade.
- Líder bloqueador: aqui, fica um alerta para que esse tipo de liderança não seja exercida de nenhuma maneira nas empresas, pois impacta diretamente o clima organizacional e a produtividade dos colaboradores
Impoortante ressaltar que cada lider contribui mais ou menos com o sucesso de sua equipe, dependendo do perfil que possui. Entretanto, o tipo d elidernçacoercitva e bloqueadora deve ser coibida pois se trata de uma liderança tóxica.
6 Passos para desenvolver as habilidades de liderança:
O foco deve estar no desenvolvimento do capital humano da empresa.
Na minha experiência profissional, me deparei com muitos clientes que experimentavam o crescimento de sua empresa, mas se deparavam cada vez mais com problemas relacionados a conflitos entre membros do time e suas dificuldades em gerenciar equipes, fazendo com que muitas vezes, os gestores e diretores eram chamado para apagar os incêndios relacionados aos conflitos interpessoais.
1. Invista em autoconhecimento:
Particularmente acredito que essa seja a habilidade mais importante de todas e a que merece um investimento não somente para lideres mas para todos nós, pessoas.
Sempre brinco que o autoconhecimento me salvou. Me salvou de viver uma vida totalmente desvinculada dos meus valores e propósito e que me deixou anos vivendo no automático: apenas cumprindo tarefas e não me sentindo realizada por isso.
Mas por que passei anos assim?
Como dito anteriormente, fomos muito treinados para sermos bom “tecnicamente”, mas pouco se investiu no autoconhecimento, que é por onde iniciamos a nossa compreensão também sobre os outros.
Mas voltando a liderança, quando passamos a identificar aquilo que ocorre conosco, especialmente nossos processos internos, como a autogestão emocional, por exemplo, nos tornamos mais hábeis para compreender o que ocorre com os outros.
Há várias maneiras de desenvolver o autoconhecimento:
- Buscar Programas de Coaching
- Focar no desenvolvimento pessoal através de cursos sobre o tema
- Psicoterapia
- Fazer um diário emocional, busque compreender os próprios sentimentos e necessidades
Baixe meu e-book gratuito e inicie sua Jornada de Autoconhecimento https://www.fiorireconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2021/06/A-Jornada-do-Autoconhecimento-Fiorire-Consultoria.pdf
2. Mantenha a comunicação com seus liderados aberta:
- Peça e emita feedbacks constantes: Acostume sua equipe a uma cultura de feedbacks onde os mesmos devem ser focados no futuro e na melhoria contínua e nunca no julgamento. Lembrando que um feedback tem a função de encorajar e nunca desmotivar o colaborador
- Tenha uma escuta empática: Esse tipo de escuta valoriza sentimentos e necessidades e ainda foca na solução de problemas.
- Aprimore a comunicação.: A comunicação deve ser clara e assertiva
Assista esse video sobre o tema: 6 Passos para melhorar a Comunicação
3. Administre conflitos internos:
- Fortaleça o senso de equipe, promovendo a troca e reconhecimento da equipe
- Peça aos envolvidos que se comprometam com mudanças
4. Tenha uma cultura de inovação
- Comprometa-se com o cliente (interno e externo): ouça seu cliente em todas as etapas do trabalho
- Incentive sugestões focadas na melhoria contínua de produtos e serviços
5. Incentive a mudança e a adaptabilidade:
- Mude os locais de reuniões
- Incentive a criatividade dos membros através de brainstorms, por exemplo.
- Discuta e compartilhe assuntos que não tenha a ver somente com o ambiente profissional.
6. Seja um modelo de vulnerabilidade:
Líderes e CEOs, tem maior probabilidade de desenvolverem questões emocionais, sabia disso? Uma das possíveis explicações, além da carga de trabalho e responsabilidade é justamente a dificuldade em mostrarem suas dificuldades perante o time.
Abrir espaço para aquilo que nos afeta, também é fundamental para gerar conexão com os outros. Ah e muito importante: isso não significa que as relações profissionais ficam comprometidas por causa disso, caso você pense assim. Ao contrário, ser vulnerável faz com que os limites sejam mais respeitados e as expectativas alinhadas para um objetivo comum.
Agora gostaria muito de saber sua opinião sobre suas estratégias para liderar em meio a tantos desafios que nos fazem nos reinventar.
Quer conversar sobre como aprimorar sua lideranças , desenvolver habilidades e conseguir mais resultados? Entre em contato.
Um abraço
Letícia Rodrigues
Psicóloga graduada pela PUC/SP e Pós-graduada em Gestão de Marketing pela FAAP;
• Trainer de Colaboradores Corporativos em empresas como Kumon, Hospital Leonor Mendes Barros, SBT, Nike e Metlife;
• Professora de Inteligência Emocional da Escola Conquer, com melhor avaliação do Brasil em agosto de 2019;
• Coach de Carreira na FAAP.
Mais uma vez um ótimo artigo!
Parabéns.
Muito obrigada, Helio,
Abraço