Engana-se quem pensa que saúde mental se resume a ausência de sintomas de físicos e psíquicos.
Claro que o bem-estar é muito importante e não é possível sentir-se bem quando nossos parâmetros fisiológicos estão alterados.
Logo, insônia, alterações de pensamento e de concentração, pensamento acelerado, falta de energia, pensamentos destrutivos ou catastróficos e desorganização mental, são sinais de que algo não vai bem e sim precisam de tratamento medicamentoso e acompanhamento psicoterápico.
Entretanto, a forma como levamos a vida também conta muito para a saúde mental.

ALT TEXT: vemos um fundo roxo com um desenho de uma representação gráfica de um cérebro com braços e pernas, correndo sob uma esteira estilizada.
Saúde mental: Bem-estar e Florescimento:
O que se leva da vida, é a vida que se leva.
No caso da saúde mental, essa frase torna-se ainda mais verdadeira.
O conceito de saúde mental vai muito além de ausência de sintomas, se relaciona também a um conceito chamado de florescimento:
O florescimento pode ser definido como uma capacidade de direcionar nossas forças em busca da felicidade. Isso acontece de diferentes formas, especialmente no relacionamento positivo que desenvolvemos com os outros e conosco.
O florescimento e o bem-estar se relacionam com a habilidade que temos em:
- Cooperar e contribuir com as pessoas
- Realizar nossos potenciais
- Trabalhar produtivamente
- Administrar de forma equilibrada o estresse cotidiano.
É por essa razão que não basta apenas sentir-se bem, mas sim experimentar uma boa quantidade de emoções positivas ao longo do tempo.

Authentic Happiness Website — University of Pennsylvania (traduzido para o português)
Felicidade Autêntica, Seligman imagem da Internet
ALT TEXT: São 5 círculos cada um com uma letra. O primeiro, um circulo azul com a letra P escrita em branco, se relaciona a emoções positivas, o segundo, um circulo amarelo, com a letra E em branco, se refere a engajamento, o terceiro um círculo vermelho com a letra R em branco, se refere a relacionamentos positivos, o quarto, com a letra M, tem tem um círculo cinza se refere a significado/ propósito e por ultimo o circulo azul, com a letra A em branco, com realização. As letras se referem ao significado em inglês.
Mas como ter saúde emocional na prática?
Bom, dessa forma fica mais fácil ter um direcionamento seguindo a realização esses dois pilares.
Aqui vale a pergunta: Como posso me sentir bem e de forma sustentável?
Esse questionamento lhe fará priorizar atitudes e pessoas que de fato contribuam positivamente para um real equilíbrio de sua saúde como um todo. Isso também significa avaliar suas escolhas:
Por exemplo: Tomar uma taça de vinho com um grupo de amigos no final de semana, é bem diferente de beber sozinho uma taça de vinho todo o dia.

Imagem: Relação entre consumo de álcool e consequências sociais e de Saúde
Fonte: OMS , imagem: Ministério Publico do Paraná
ALT TEXT: Na imagem vemos a seguintes informações: 100% dos transtornos devido ao uso de álcool, 18% dos suicídios, 18% de violência interpessoal, 27% de lesões no transito e 13% de epilepsia. A cada um desses índices, há uma representação gráfica ilustrativa das informações.
Fica difícil mensurar o consumo de álcool ideal e seguro para qualquer um de nós, entretanto, ter esse habito diário, pode ser prejudicial. Uma pessoa que bebe diariamente, com certeza terá sua capacidade de descanso afetada.
Sem dormir adequadamente, a disposição no dia seguinte fica comprometida e pode interferir no trabalho por exemplo. Também pode minar os planos de realizar uma atividade física, o que impactará negativamente no humor e na saúde física.
Um habito ruim, tende a manter um círculo vicioso. O contrário, também ocorre. Um habito positivo, tende a criar novos hábitos positivos.
Assim, mais do que pensar em emoções positivas como aquilo que nos traz felicidade, devemos avaliar de que forma estamos buscando despertar essas emoções. Ou ainda se as válvulas de escape que eu escolho são sustentáveis.
É sempre sobre autoconhecimento
É por essa razão que eu bato tanto na tecla de se autoconhecer: Sem isso, fica realmente impossível compreender quem somos de verdade.
Eu já contei algumas vezes o quanto ao autoconhecimento me salvou quando do me direcionou para o meu propósito.
Quando eu entendi quem era, o que eu gostava de fazer e como poderia contribuir com as pessoas, eu escolhi o caminho do florescimento.
leia aqui :Por que investir em autoconhecimento?
Percebi que poderia despertar emoções positivas através do uso das minhas forças e talentos, sempre com o olhar na transformação que eu queria causar.
Isso me trouxe objetivos reais e me fez ter clareza dos passos que eu levaria para chegar onde queria. E isso me faz feliz.
O resto das minhas escolhas, vem acompanhado dessa primeira decisão e por isso ela é tão genuína e forte. E como eu disse anteriormente, uma coisa vai puxando a outra.

Para desenvolver pessoas, eu precisei estudar (ainda estudo), precisei aprimorar minha comunicação, a aprender com meus erros, melhorar deficiências. Também preciso “estar bem “ para realizar esses planos.
Assim, busco investir na minha saúde física, busco dormir bem, estar próximo de pessoas que são recíprocas às minhas necessidades, cuido da minha saúde mental com tratamento adequando e mais importante: escolho as batalhas que decido lutar.
Saúde mental de milhões:
Segundo pesquisa trazida pela Universidade de Sydney você sabe qual o fator que mais influencia nossa saúde mental?
Tcham Tcham Tcham Tcham…
Relações positivas com as pessoas.
Isso mesmo. Ter relações sólidas, confiáveis onde seja possível dar e receber e dar, sentir-se apoiado e recompensado, interferem e muito na saúde mental.

Outros fatores são bem-estar físico. Aquele combo sono, atividade física e alimentação saudável e ambientais: aqui incluímos hábitos de vida, e fatores como condições sociais, como são as relações de trabalho e etc.
E claro, buscar ser feliz. A felicidade também é um fator preponderante para nosso bem-estar físico e mental. Importante essa consciência, para que dentro daquilo que depende exclusivamente de nossa decisão, a gente priorize sempre o que for melhor para a gente.
Logo, sempre que possível, escolha ser feliz. Dito isso dá para entender porque pessoas felizes reclamam menos, por exemplo. Além disso, há estudos que referem que existe uma correlação entre felicidade e longevidade. Não custa tentar, certo?
8 maneiras de ser mais feliz:
E como gostamos muito de uma listinha, para finalizar, eu vou recomendar esses passos que fazem parte de um estudo conduzido pelo professor @Anthony Grant também da Universidade de Sidney, sobre como amplificar nossas emoções positivas e felicidade
Com certeza alguns são bem conhecidos e outros peculiares.
1. Tenha objetivos alinhados ao seu propósito e valores: aqui procure observar o que lhe empolgam e motiva cada vez que executa.
Provavelmente, suas formas e talentos estarão aí. Siga-os.
2. Pratique atos de bondade aleatórios: isto lhe fará sair um pouco do modo EU. Ah ! E mais importante, não espere reciprocidade.
3. Desenvolva o hábito da atenção plena: concentre-se em suas atitudes diárias, respirando e tomando atenção em tudo o que fizer.
A diferença será incrível.
4. Foque em seus pontos fortes e talentos: dessa forma, a lamentação tenderá a diminuir.
Corte todo negativismo a seu respeito. Jamais se recrimine.
5. Seja grato, por tudo e sempre.
6. Perdoe: não alimente ressentimentos. Lembre-se perdoar não é esquecer ou retomar relações, mas sim parar de ruminar sobre o que houve revivendo a negatividade.
7. Conecte-se verdadeiramente com aqueles amigos que valem a pena.
8. Recalcule sua rota e se renove, sempre que necessário.
Como você avalia sua vida e sal capacidade de sentir-se bem e atuar em seu propósito? Precisa de ajuda para alguma dessas questões?
Vamos falar sobre isso? Eu posso lhe ajudar a melhorar sua saúde mental.
Um abraço
Leticia Rodrigues
Quem é Letícia Rodrigues?
- Psicóloga graduada pela PUC/SP e Pós-graduada em

- Psicóloga graduada pela PUC/SP e Pós-graduada em
- Gestão de Marketing pela FAAP
- Trainer de Colaboradores Corporativos em empresas com SBT, Nike e MetLife;
- Coach de Programas de Desenvolvimento de lideres
- LInkedin Creator
- Atuou como Coach de Carreira na FAAP.
- Siga-me no Linkedin