A Inteligência Emocional é a capacidade que temos de reconhecer e gerenciar nossas emoções e dessa maneira, nos tornarmos mais aptos a lidar com os outros.
Somo seres emocionais.
Isso é inegável. Mesmo aqueles que se consideram racionais nas suas decisões não escapam dessa premissa.
Inclusive nossas decisões de compra são emocionais. Pelo menos entre 85% e 95% delas. Essa foi a conclusão de um estudo de Harvard.
As emoções influenciam nossas ações, mesmo que a gente não perceba, logo, aquele ditado que diz:
Não prometa nada quando estiver feliz nem decida nada quando estiver triste, faz muito sentido.
ALT TEXT: Gif do Filme Divertidamente , mostrando os personagens que representam as 5 emoções bascas: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojo.
O que é Inteligência Emocional?
Essa habilidade foi amplamente estudada por Daniel Goleman, jornalista e psicólogo que descreveu seus 5 pilares:
- Autoconhecimento: Compreender sobre o que se passa consigo mesmo, sobre suas necessidades, emoções, pensamentos e gatilhos emocionais.
- Automotivação: Capacidade de manter-se consistente e focado em atingir objetivo
- Gerenciamento das emoções: perceber seus estados emocionas, sentimentos e reações físicas
- Empatia: Capacidade de identificar emoções e necessidades nos outros
- Sociabilidade: Capacidade de lidar produtivamente com as pessoas ao redor, contribuindo para a criação e um ambiente positivo e seguro para todos.
Nem preciso dizer da relação direta entre essa habilidade e a saúde mental. Pessoas que tem mais autoconhecimento, tema um repertório mais amplo sobre seus sentimentos e maior facilidade em compreender o que se passa consigo.
Também têm mais ferramentas para gerenciar seu estresse de forma mais inteligente, sabem serem estratégicas no alcance de seus objetivos, usam a comunicação de forma mais assertiva e são mais aptos e estabelecerem relações mais significativas com os demais.
Não é à toa que a Inteligência emocional é uma das habilidades necessárias para o presente e para o futuro.
ALT TEX: Vemos um desenho de um menino de pele rosada ebone roxo, com os olhos azuis, com diversas expressões que representam varias emoções humanas.
São tantas emoções….
Sem a pretensão de desvendarmos nossa anatomia tão complexa, precisamos compreender que possuímos uma parte do nosso cérebro que é controlado por um centro nervoso chamado de amígdala cortical (temos uma em cada hemisfério)
Esse sistema límbico é responsável pelas nossas emoções, por comportamentos mais reativos e instintivos. Isso foi crucial para nossa sobrevivência enquanto espécie, já que diante de uma possível ameaça, nossas emoções e reações de proteção buscavam preservar nossa vida e nos incitavam para a ação: lutar ou correr.
A evolução do cérebro humano, desenvolveu nosso córtex pré-frontal responsável pela racionalização. É através deles que fazemos ponderações, refletimos e planejamos ações mais alinhadas a valores e objetivos.
Mas isso não significa que as emoções estão de fora da jogada. Ao contrário, elas continuam a permear as nossas vidas. São elas que dão colorido a nossa existência, nos avisam sobre nossos limites, nos mostram nossa necessidade de nos afastarmos, de nos recolhermos, ou de mergulharmos ainda mais em um projeto ou em uma paixão.
Como o Inteligência Emocional pode lhe ajudar?
Eu sou uma prova viva de que essa habilidade faz total diferença em nossas vidas.
Sempre fui alguém acostumada a me defender e em muitas situações acabava exagerando nas palavras por estar muito magoada no momento. Tomava decisões apressadas que me traziam arrependimentos e frustração. Contei uma dessas experiências no Linkedin.
Além disso, era muito mais estressada no transito (ainda sou), mas evolui bastante. Isso mudou a medida em que passei a compreender o que eu podia e o que não podia controlar e mais ainda: De que maneira eu gostaria de me relacionar com as pessoas e comigo mesma?
Essas perguntas foram cruciais para eu buscar autoconhecimento e compreender mais sobre minhas emoções e sentimentos.
Em 2018 eu fui convidada para ser professora de Inteligência Emocional da escola Conquer, onde em parceria com eles tive a oportunidade de treinar mais de 500 alunos de diversa empresas como Nike e MetLife. Minha paixão só aumentava, tanto que conquistei o título de melhor professora do Brasil.
ALT TEXT: Leticia Rodrigues mulher branca de cabelos loiros e curtos , blusa preta e calça jeans, segura uma estatueta de uma replica do Oscar, e três certificados referente as suas premiações como melhor professora do Brasil, melhor professora de São Paulo e quinta melhor media entre todas as disciplinas do Brasil.
Hoje eu utilizo meus conhecimentos nessa habilidade em todos os meus processos de desenvolvimento que conduzo e faço palestras e treinamentos sobre o tema.
Assim, a Inteligência Emocional pode:
- Ajudá-lo a compreender melhor seus objetivos e como agir estrategicamente para atingi-los.
- Melhorar sua relação com situações concedidas como gatilhos emocionais.
- Priorizar ações que realmente mudarão resultados.
- Compreender mais sobre suas necessidades e como fazer pedidos assertivos, melhorando sua comunicação.
- A identificar momentos de raiva e ponderar sobre suas respostas.
- Evitar ser “tomado” por fortes emoções que lhe impedem de pensar antes de responder.
- Ter soluções construtivas para conflitos.
- Escolher sabiamente suas batalhas.
- Ter níveis mais altos de saúde mental.
- Contribuir na construção de ambientes seguros para todos.
Como desenvolver sua Inteligência Emocional na Prática
Adivinha o que eu vou dizer?
Fortaleça seu autoconhecimento e isso implica em passar mais tempo com você mesmo principalmente: prestar a atenção em como você se sente.
Identificando seus sentimos: tristeza alegria, tédio, orgulho, raiva, contentamento; e tentando identificar necessidades.
Todo comportamento traz em si uma necessidade
Masrhal Rosemberg
No grupo das necessidades a gente tem por exemplo: parceria, afeto, pertencimento, validação, reconhecimento.
Por aí, já dá para perceber que mesmo pessoas que a princípio nada tem a ver com a gente, possuem necessidades parecidas que podem se manifestar através de diferentes maneiras como emoções variadas.
Logo, isso reforça nossa compaixão e empatia e consequentemente, nossa habilidade interpessoal.
E se você me leu até aqui, eu vou lhe dar um presente. Meu e-book , que pode lhe facilitar nessa jornada do autoconhecimento e da busca por mais saúde mental.
Eu também tenho um programa que é voltado exclusivamente para esse objetivo: Deixar você mais próximo de si mesmo e de aprimorar essa habilidade. Nesse programa, de curta duração, vamos falar sobre as 5 habilidades na Inteligência Emocional e definir objetivos para serem colocados em pratica agora.
Esse programa é individual mas pode ser customizado para sua equipe.
É só me chamar para um bate papo através desse canal, direct ou Whatsapp.
Um grande abraço
Leticia Rodrigues
Quem é Letícia Rodrigues?
- . Psicóloga graduada pela PUC/SP e Pós-graduada em
- Gestão de Marketing pela FAAP
- Trainer e palestrante de colaboradores corporativos em empresas como, SBT, Kumon Brasil Nike e MetLife;
- Coach de Programas de Desenvolvimento de líderes de empresas como a Taxation Mind
- Linkedin Creator , uma das 100 pessoas escolhidas para o Programa Global de Aceleração de Creators do LinkedIn
- Atuou como coach de carreira na FAAP
Parabéns Letícia.
Muito bom. De maneira fácil, você apresentou os pontos importantes para o entendimento da Inteligência Emocional, fundamental em qualquer atividade/situação.
Parabéns