E já que o clima de disputa vem tomando conta do Brasil nos últimos meses com a decisão eleitoral mais acirrada entre dois candidatos e a poucos dias da Copa do Mundo, eu resolvi trazer um elemento importante em qualquer projeto: a importância da estratégia também no autoconhecimento.

imagem:http://www.gif.com
Gato folheando livro de Estratégia Militar

Por aqui, nós já falamos que entender melhor sobre si mesmo e se autoconhecer tem inúmeras vantagens. Além de um forte sentimento de empoderamento, você passará a se admirar cada vez mais, pois terá compreensão sobre sua história e sobre os fatores que lhe levaram ao que vivencia hoje.

Mas o que pouca gente sabe é que se autoconhecer pode também ser estratégico.

O significado da palavra estratégia

Aposto que você lembrou do filme Tropa de Elite, não é verdade? E as longas leitura sobre o significado da palavrinha em questão.

Conceito de Estratégia( Filme Tropa de Elite)

Ser estratégico significa ter clareza de um plano ou de metas para alcançar um determinado resultado.

Logo, faz todo sentido compreender que quando você entende com clareza tudo o que se passa com você, poderá ter mais facilidade de atingir seus objetivos.

No livro a Arte da Guerra, uma das frases mais emblemáticas diz o seguinte:

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se… conheces a ti mesmo, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Caso não conheça nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”

Sun Tzu

Assim não existe planejamento de carreira, planejamento financeiro, nem mesmo viajar ou escolher um parceiro se a gente não se conhece.

É claro que isso tudo pode ser feito sem essa dose de consciência, mas quando feito de forma sistemática e planejada, o resultado tende a ser mais positivo.

Quando vezes tomamos decisões totalmente equivocadas por conta de um impulso ou até mesmo para evitar situações de conflito?

Eu me recordo do caso de um cliente que queria uma vaga na diretoria a qualquer custo. Na verdade, ele não imaginava que o que desejava realmente era o status da posição e o reconhecimento que colheria dela, e não todo o restante que implicava em ser diretor de uma grande empresa.

Outro cliente tinha muito claro a carreira que queria seguir, mas a pressão da família era tão grande que ele estava inclinado a mudar de área.

Avalie suas carreira e reveja seus objetivos Profissionais aqui.

Logo, nesses dois exemplos, percebemos que nem sempre é tão fácil escolher o próprio caminho. Às vezes, as barreiras são externas, outras vezes, internas.

O inimigo agora é outro: a autossabotagem

O problema é que muitas vezes não nos dedicamos a tarefa do autoconhecimento como deveríamos e , ainda possuímos uma série de elementos internos que por vezes, desconhecemos.

Veja só:

Somos um conjunto de tudo aquilo que pensamos: nossas crenças sobre nós e nossas crenças sobre o mundo, e isso é resultado de uma série de experiências vividas.

Também somos impactados por nossas emoções e por nossos sentimentos.

 As ações efetivas que tomamos ou não, trazem resultados.

Mas a pergunta é: Quão conscientes estamos de todo esse processo? Conseguimos perceber exatamente nossas motivações para decisões tomadas?

Imagem: Autossabotagem
http://www.pinterest.com

Nem sempre.

Inclusive por mecanismos próprios relacionados ao aprendizado e a economia de energia, nem sempre temos consciência de todas as etapas que nos fizeram “selecionar “ uma resposta especifica.

Mas existe ainda outro fator que impacta nossas decisões: os resultados. Comportamentos que produziram resultados positivos tendem a ser repetidos. Certo?

Sim, em partes, mas isso não explica por exemplo porque repetimos também comportamentos de autossabotagem.

Ou ainda, porque agimos sobre emoções que nos fazem escolher caminhos menos estratégicos ou até mesmo nocivos.

Conheça meu Programa de Gerenciamento das Emoções.

A questão é que há uma parte que habita em nós que muitas vezes funciona como um inimigo interno que age quando fazemos nossas escolhas sem a consciência adequada.

Trazendo luz à sombra: o autoconhecimento

Quando passamos a nos auto observar, podemos ter mais clareza de nossas motivações, de nossos objetivos pessoais e profissionais e assim, conseguiremos atingir inclusive a consistência necessária para realizar esses objetivos.

O autoconhecimento lhe ajudará a:

  • Compreender mais sobre suas forças e talentos
  • Tomar decisões mais alinhadas a seus valores pessoais
  • Lhe trará mais autoestima e facilidade em de fato perseguir o que quer
  • Trará mais consciência sobre suas crenças limitantes e forma de gerenciar seus sabotadores
  • Lhe trará mais segurança para dizer sim e não e assim evitar momentos de autossabotagem.
  • Fará com que você perceba que a vida pode ser mais feliz e equilibrada, pois terá mais controle sobre aquilo que quer realizar.
  •  Melhorará inclusive sua saúde mental

Autoconhecimento e estratégia

Você percebe o tamanho dos ganhos que o autoconhecimento poderá proporcionará?

Quando ignoramos esse importante aprendizado perdemos muitas oportunidades na vida pessoal e profissional.

Nos programa de coaching em que eu conduzo, atendo profissionais que perderam oportunidade de promoção por não terem controle emocional, por exemplo. Outros, tinham dificuldade de assumir posições de liderança por medo de desagradar pessoas.

Quando a gente começa o programa de desenvolvimento com foco no autoconhecimento, vai tomando consciência de uma infinidade de questões que ignorou e das crenças erradas que foi colocando na cabeça e que hoje nos impedem de ter uma vida plena.

Quer compreender mais sobre seu autoconhecimento?

Além disso, quando vamos nos aprofundando em nosso autoconhecimento percebemos a importância de desenvolvermos o autocuidado, afinal nos tornamos nosso melhor amigo.

Isso impactará positivamente inclusive nossas relações com os demais, pois a medida que melhoramos nossa relação conosco, podemos ter um olhar mais aberto e compassivo com as pessoas, identificando inclusive as necessidades que as pessoas têm.

Já pensou no impacto disso no ambiente em que estamos inseridos? Estabelecendo uma relação de contribuição e de segurança onde respeitamos os limites dos outro porquê conhecemos os nossos?

A saúde mental de todos nós, agradece.

Como posso ser mais estratégico em meu autoconhecimento?

Primeiro a fazer e correr no site da Fiorire e baixar meu e-book a Jornada do Autoconhecimento aqui. Você já vai começar a praticar essa consciência.

Outar dica é : Passe mais tempo com você. Pode ser no final do dia, tenha um momento de reflexão e avalie seu dia.

Responda a seguir

1. Quais suas forças e talentos?

2.Procure prestar atenção em seus pensamentos especialmente em momentos de medo ou tensão: o que você costuma pensar?

3. Como você reagiu em momentos onde se sentiu feliz? E em momentos onde se sentiu triste?

4. Como você avalia sua vida? Avalie aspectos como: relacionamento amoroso, hobbies, diversão, amigos, espiritualidade, saúde física e emocional, lazer. De uma nota de zero a 5 , identificando progressivamente seu grau de satisfação com cada item.

5. Você tem planos para realizar seus projetos? Qual sua maior dificuldade? Como você pode contornar as dificuldades? Quais os ganhos caso você atinja seus objetivos?

Responder essas perguntas pode lhe ajudar a identificar oportunidades de melhoria e forças.

Perceba também como suas emoções e pensamentos muitas vezes lhe impedem de atingir objetivos.

Pense em recursos para tingir seus objetivos: isso inclui pessoas que podem lhe apoiar, os recursos financeiros e de tempo que você poderá dispor para atingir seus sonhos.

Não se esqueça eu e você estamos aqui para sermos felizes. Nada mais importa. A felicidade é produto de decisões estratégicas que tomamos e que impactam positivamente a nós mesmos e também aos outros.

Conte comigo para ajudá-lo em qualquer uma das etapas: seja através da identificação de crenças que lhe atrapalham, seja para ajudá-lo a conhecer mais sobre você.

Essa viagem com certeza valerá a pena.

Um abraço,

Leticia Rodrigues

Quem é Letícia Rodrigues?

  • Psicóloga graduada pela PUC/SP e Pós-graduada em
  • Gestão de Marketing pela FAAP
  • Trainer e palestrante de colaboradores corporativos em empresas como, SBT, Kumon Brasil Nike e MetLife;
  • Coach de Programas de Desenvolvimento de líderes de empresas como a Taxation Mind
  •  Linkedin Creator , uma das 100 pessoas escolhidas para o Programa Global de Aceleração de Creators do LinkedIn
  • Atuou como coach de carreira na FAAP