Recentemente , em um dado trazido pela revista Forbes, revelou que os brasileiros estão mais infelizes.
O relatório 2023 do World Happines Repport , ou relatório mundial sobre felicidade desse ano, demonstrou que o Brasil ocupa 49 posição no ranking mundial. O índice piorou 11 posições em relação ao ano anterior.
Os fatores analisados consideram apoio social, renda, ausência de corrupção, saúde, liberdade e generosidade. A Finlândia ficou mais uma vez com a liderança.
Observando as razões para esse fato, percebemos que nos países que ocupam as primeiras posições, as pessoas conseguem se sentirem seguras e amparadas , segundo os autores do relatório:
“O país parece se destacar devido à capacidade do regime de bem-estar finlandês de ajudar seus cidadãos a se sentirem cuidados”, diz o professor Frank Martela.
Impossível não se lembrar da Pirâmide de Maslow : Necessidades de segurança atendidas, possibilitam que se busque a satisfação de necessidades de estima e de realização pessoal, como a felicidade.

O trabalho como fonte de motivação:
O trabalho é um tema central em nossas vidas e a motivação dos colaboradores é um dos principais desafios da gestão.
Dados sobre saúde mental e felicidade, indicam que o trabalho realizado de forma significativa, isto é quando o mesmo é visto como origem de satisfação e impacto positivo, ele se torna uma fonte de realização pessoal.
Mas como despertar esse olhar para equipes?
Essa parece ser o desafio constante das lideranças e de RHs que investem sistematicamente em treinamentos de motivação.
Mas, infelizmente treinamentos apenas não bastam. Nesse artigo , eu e a @Prisicla Andrade, falamos sobre os riscos de focarmos exclusivamente em ações pontuais, sem considerar o contexto da empresa.
Ou melhor dizendo , é fundamental que as palestras motivacionais estejam vinculadas à praticas diárias e estratégicas que confirmem o que foi dito nos treinamentos. Isso significa que de nada adianta realizar práticas motivacionais, se no dia a dia se mantém práticas que perpetuam uma cultura altamente “desmotivadora” e por vezes tóxicas.
Mas de fato como motivar colaboradores?
Recentemente, eu tive uma demanda sobre esse tópico de uma importante empresa do segmento metalúrgico da região de Osasco.

A empresa que passa por uma reestruturação, queria integrar e motivar sue time para que todos estivessem alinhados em relação às mudanças e desafios .
Simon Sinek define o propósito como sendo o por quê do surgimento das empresas. As empresas que tem clareza de seu por quê são definidas pelo autor como sendo as empresas que lideram.
Eu acredito que no caso das pessoas, as premissas são parecidas, afinal, empresas são feitas de pessoas. assim é importante que cada membro da equipe tenha clareza de seu propósito.
O propósito e motivação dos times:
Talvez você me diga que a maioria dos “por quês” das pessoas seja o trabalho como forma de existência. Trabalhar por que isso é necessário para sobreviver.
Ainda assim, a compreensão da consciência do impacto das pessoas dentro de uma estrutura faz uma grande diferença para a motivação e o bem -estar.
Veja só:
✔ Pessoas que entendem seu trabalho como forma de contribuição com os outros, tendem a serem mais realizados pessoalmente.
✔ Atuar em alinhamento as suas forças e valores, despertam uma serie de emoções positivas como orgulho, gratidão, senso de pertencimento.
A verdadeira motivação passa por esses estágios.
Logo, um exercício bacana para você e para seu time, baseado no Círculo Dourado de Sinek é responder três questões sobre propósito:

- O que você faz hoje? Aqui, conseguimos perceber se há clareza nos entendimento das funções, o que é vital para que qualquer trabalho seja realizado.
2. Como faz? As pessoas podem ter funções parecidas, mas a forma como desempenham suas atividades, são diversas.
Em nosso trabalho, temos a oportunidade de atuar com nossos talento e forças, aquilo que sabemos fazer com excelência ou de uma forma totalmente diferente e inovadora.
Esse fazer diferente, pode ser visto como uma maneira de encontrar satisfação pessoal em seu dia a dia e é o que muitas vezes diferencia profissionais que tem ” brilho nos olhos”, dos demais.
3. Qual seu por quê? O por que de cada profissional traduz a forma como ele entende a importância de seu trabalho.
Isso funciona tanto para a compreensão do colaborador dentro do funcionamento de uma companhia, quando da sua noção sobre o real impacto de seu trabalho.
Da mesma maneira que os “comos” , os “por quês” se alicerceiam em valores e objetivos muito particulares. Entretanto, são os maiores responsáveis pela motivação de um profissional.
Reconhecimento e Clareza
Se por um lado, colaboradores que tem mais consciência de suas tarefas, tendem a desempenhá-las melhor, o mesmo ocorre com as expectativas dos colaboradores em relação a empresa.
A FEEDZ realizou uma pesquisa realizada com 1129 colaboradores de 800 empresas de diversos setores em 2021.
Leia mais sobre Motivação e fatores de desengajamento nas empresas.
A conclusão foi que empresas que tem comunicação clara e alinhamento de cultura com a prática saem na frente: Gestores que realizam reuniões semanais ou mensais, também possuem os colaboradores mais engajados.
A explicação está no fato de que as trocas frequentes permitem que colaboradores e liderança tenham suas expectativas alinhadas.
O reconhecimento também é um fator preponderante na motivação de times. A compreensão de que o trabalho é reconhecido e apreciado, aumenta o senso de pertencimento das pessoas e favorece a tangibilidade de seu propósito.
Ambientes como esse, são primordiais para mitigar riscos de burnout e conflitos entre as equipes.
Como você avalia a gestão de pessoas em relação a motivação de colaboradores? Quais fatores você acredita que são preponderantes para um ambiente seguro e motivador?
Vou adorar saber sua opinião;
Um abraço
Letícia Rodrigues
Quem sou eu?
Sou Leticia Rodrigues psicóloga e atuo com desenvolvimento pessoal e profissional. Minha base é fortalecer o autoconhecimento e levar você a aprender sobre seu funcionamento a atingir seus objetivos. Também facilito treinamentos para empresas como SBT, KUMON e Nike sobre temas como Inteligência Emocional, Motivação, Comunicação Assertiva e Saúde Mental Corporativa.