Começo do ano é assim, a gente renova as esperanças, faz novos planos e torce sempre pelo melhor.

Partindo dessa premissa eu resolvi traçar um paralelo entre o recém estreitado filme Wonka e o desenvolvimento profissional, já que aqui vemos o jovem Willie ainda  sonhando com a sua fábrica de chocolate que anos depois, se  tornaria famosa.

Importante destacar que não se trata de qualquer carreira, mas sim aquela alicerçada em fatores que fortalecem o equilíbrio emocional e as emoções positivas.

O filme / musical Wonka estreou nos cinemas mundiais em dezembro de 2023. Essa nova película é um spin off do filme de 1970 A fantástica fábrica de Chocolate.  

Mas por que escolha pelo Wonka?

Primeiro por que o filme é realmente incrível e nos traz aquela sensação que somente a arte é capaz de despertar: a de que sonhos são possíveis de serem atingidos se a gente tiver um propósito claro, uma estratégia definida e um time alinhado.

Mas esse aprendizado é passado de forma encantadora e lúdica: atuações impecáveis, efeitos especiais e um storytelling emocionante.

As duas horas de projeção passam muito rapidamente e prendem a atenção através da amarração perfeita de sucessos e fracassos aos quais o nosso querido protagonista e seus amigos são submetidos.

Parece tanto com a vida real, não é?

As lições de Carreira com propósito de Wonka (contém spoilers)

Se você ainda não assistiu ao filme, peço que não continue. Esse é um daqueles filmes que você faz uau!!!!! E com certeza saber previamente sobre o roteiro, irá impactar a sua experiência.

1. A clareza do propósito:

Simon Sinek em seu livro “Comece pelo porquê”, enfatiza a importância de compreendermos as motivações pessoais que nos moldam em direção aos nossos objetivos.

Por que fazemos o que fazemos? Quando essa compreensão é alcançada, entendemos nosso trabalho como significativo e uma expressão de quem somos na essência.

Um trabalho com propósito, geralmente está alinhado às nossas forças ou talentos, que justamente apontam para o nosso potencial criativo.

Wonka tem a ambição de se tornar um grande chocolateiro reconhecido e remunerado pelo seu expertise.. Durante a história, percebemos que sua relação com o chocolate parte de um vínculo amoroso com a sua mãe.

Quando ela fazia o chocolate para ele, tornava o momento mágico pela forma como o cozinhava e o oferecia ao menino. Era muito mais que chocolate, era amor e afeto servidos de forma única e compartilhados em momentos especiais.

O efeito que esse vínculo poderoso criou nesse garoto, fez com que o mesmo quisesse ofertar ao mundo uma experiência parecida.

2. Analisar as fraquezas e armadilhas:

Quando chega na cidade fictícia onde pretende iniciar seu império, o jovem Wonka se depara com 3 concorrentes de peso: os  sócios das fábricas de chocolate já estabelecidas que não gostam nada de saber que um novo concorrente se aproxima.

Willie sente-se desapontado ao perceber que o mercado possui regras próprias que nem sempre podem ser controladas ou influenciadas por nossa vontade. Diante desse impasse fica a pergunta: Como posso me diferenciar?

 Wonka também não sabe ler e por essa razão é enganado e ludibriado pela personagem Alva Scrubbit (Olivia Coleman).

O mapeamento contínuo de nossas habilidades é crucial para aprendermos a detectar e minimizar aquilo que eventualmente pode nos colocar em desvantagem competitiva.

Aprimorar as habilidades técnicas e as sociais, além daquelas que parecem ser naturais para nós, é fundamental para atuarmos de forma eficiente.

3. A habilidade de conexão:

Wonka tem uma grande habilidade de se conectar com as pessoas. Sua escuta empática lhe confere a capacidade de compreender aquilo que é importante para cada um e oferecer a possibilidade de realização desse objetivo.

São diversos momentos do filme em que isso fica claro: ele se conecta fortemente com seus clientes e lhes presenteia com um encorajamento, apoio, ou até mesmo com a capacidade momentânea de voar. (Isso não é tudo o que queremos?)

Para quem duvida do quanto essa habilidade causa mudanças positivas na pessoas, precisa ouvir a música For a Moment que a órfão Noodle ( lane Caleh) canta para Wonka:

“For a moment ,Life doesn’t seem quite so bad
For a moment
I kind of forgot to be sad
He turns night to day”    
Por um momento, A vida não me parece tão ruim
Por um momento eu esqueci de ficar triste
Ele transformou a noite em dia”.

 4. Uma visão inspiradora:

Wonka é um sonhador que inspira as pessoas que conhece. Ele quer prosperar, quer atingir seus objetivos e acredita que as pessoas também podem fazê-lo.

Seus chocolates não são apenas chocolates: eles despertam sentimentos adormecidos e nos encorajam a lutar pela vida que queremos. É por isso que eles são um sucesso!

Os chocolates são uma metáfora para explicar o porquê Willie Wonka foi capaz de inspirar tantas pessoas a mudarem a maneira de viverem suas vidas: é possível viver uma vida extraordinária, ainda que a realidade seja dura e árida.

Ao chegar na lavanderia onde é obrigado a trabalhar para saldar sua dívida com a Srta. Scrubbit, ele conhece a jovem Noodle e um grupo de outras pessoas que se encontram em situação semelhante.

Ao experimentarem o tal chocolate e serem contagiados com a possibilidade de uma mudança, todos decidem que vale a pena lutar pela liberdade.

Propósitos parecidos atraem pessoas parecidas! E sabemos que as parcerias são uma forma reconhecidamente importante para atingir objetivos.

5. Um time alinhado:

Nada supera um time alinhado a um objetivo comum. Essa pelo menos foi a conclusão que o Google trouxe em seu Projeto Aristóteles, que fala da importância de equipes onde o reconhecimento das necessidades e o apoio mutuo, conduzem a resultados superiores.

Wonka é um órfão, mas soube construir conexões significativas que lhe permitiram atingir seus sonhos e objetivos.

É preciso ter clareza de quem corre ao nosso lado e de quem quer a gente bem até porque na construção de uma carreira, os desafios pessoais e profissionais são uma constante.

As conexões significativas também são o fator de proteção número 1 para adoecimento mental e são apontadas como preponderantes e para a longevidade.

Observe quem são as pessoas ao seu redor e se há um alinhamento entre seus valores. As influências externas têm impacto em nossa saúde emocional e bem-estar.

 

Mas e na vida real, essas lições podem ser vividas na prática?

Será que longe da magia do cinema é possível viver uma vida recheada de emoções positivas, ao lado de pessoas que gostamos e realizando um propósito incrível? Eu acrddot que sim.

O filme traz um lembrete importante que de que podemos utilizar nossa potencialidades em tudo o que fazemos, com o compromisso de transformar o comum em algo fantástico. A mãe de Wonka fazia isso ao cozinhar para seu filho.

Eu aproveito para compartilhar um momento muito especial da minha carreira que foi o meu reconhecimento como TOP VOICE do Linkedin.

Foram dois anos de produção de conteúdo diário, em diversos formatos como vídeos, artigos e posts, todos estrategicamente posicionados.

Eu fui construindo minha autoridade dia a dia em um trabalho que alinha meu propósito aos meus objetivos.

A minha comunidade também foi construída do zero. Eu não sou famosa ou uma influenciar conhecida no Linkedin ou Instagram, nem faço parte de uma grande empresa.

E é por isso que esse prêmio me surpreendeu, ainda que eu tenha trabalhado e pensando muitas vezes nesse objetivo.

Isso me anima a pensar que o trabalho autentico e focado, alinhado a constância e as pessoas que lhe apoiam, podem proporcionar resultados incríveis.

E mais uma vez isso me lembra do filme Wonka.

Mas os chocolates do Wonka são todos mágicos não são?

Eles são confeccionados um a um com ingredientes muito peculiares, mas com o tempo vamos compreendendo a lição mais importante que o filme traz:

Nunca foi o chocolate e sim as relações que estabelecemos com que amamos e que nos inspiram a realizar mais e melhor é o que de fato nos conduz a resultados impactantes.

Um Feliz 2024! Conte comigo em sua jornada para uma carreira com proposito e equilíbrio emocional.