O ano de 2023 se encerra com um dado preocupante em saúde mental: 87% das empresas entrevistadas em pesquisa da Conexa, revelaram afastamentos por conta de problemas mentais de seus colaboradores.
A ansiedade foi a causa número 1 das licenças com 51%, seguidas de depressão, estresse e burnout.
Prejuízos para todos
Os afastamentos geram perdas financeiras para as empresas na casa de bilhões. No ano passado , esse custo chegou a 4,7% do valor do PIB no Brasil, segundo a revista Valor Econômico. Os custos com afastamentos, rotatividade dos colaboradores e perda de produtividade, impactam negativamente a rentabilidade da empresa.
Por outro lado, o colaborador, reluta em buscar ajuda seja por desconhecimento a respeito dos próprios sintomas como sinais de que algo não vai bem , seja com medo da retaliação que pode sofrer ao admitir que passa pelo problema.
Precisamos falar sobre saúde mental
Falar abertamente sobre o assunto é fundamental. A medida que mais pessoas discutem sobre o tema, isso abre espaço para que o assunto seja visto como algo natural e possível.
Entretanto, a cultura de preocupação com a saúde mental deve ser parte estratégica da empresa e corroborada por todas as esferas da mesma, especialmente por diretoria e liderança.
Não adianta nada realizar práticas motivacionais, se no dia a dia se mantém ações que pressionam os indivíduos através da pressão exagerada por resultados, mantendo-os tensos o tempo todo ou perpetuando uma cultura que adoece as pessoas.
5 Práticas que favorecem a Saúde Mental nas empresas
1.Fale sobre o tema “Saúde Mental” :
Os transtornos mentais são apenas uma parte do autocuidado. O conceito de saúde mental da OMS define que:
Assim, incentivar as práticas que favorecem a prevenção do adoecimento mental e contribuem para uma vida com mais resiliência e positividade , impactam positivamente a saúde e de forma geral.
2. Incentive relações respeitosas através da Comunicação clara e assertiva:
Uma comunicação clara e respeitosa tem como pilar a empatia. A empatia é a habilidade de reconhecer e validar as emoções e necessidades dos outros e expressar esse atitude através de nossos comportamentos.
Essa habilidade pode ser treinada e desenvolvida , mas é claro, ela deve estar apoiada por uma cultura que valida igualmente as pessoas e profissionais.
3. Capacite seus colaboradores com a Inteligência Emocional:
A habilidade de reconhecer as próprias emoções e gerenciá-las promove o enfrentamento positivo de situações adversas, o manejo do estresse e favorece a resiliência e adaptabilidade.
A Inteligência Emocional também é uma competência que pode ser desenvolvida e impacta positivamente os resultados.
Conheça meu Programa Florescer para gerenciamento emocional e resultado.
4. Promova a diversidade :
Contrate e promova profissionais diversos. As empresas que são reconhecidas por apoiar a diversidade e a inclusão, têm impacto importante no bem-estar desses profissionais que fazem parte de minorias, onde questões relacionadas à saúde mental aparecem em número aumentado.
5. Incentive o bem estar físico:
É bem importante ressaltar que o cuidado com a saúde mental começa na nossa casa: nossos corpo físico. Já existem diversos estudos que mostram a relação direta entre sono, alimentação balanceada e atividade física, para o equilíbrio e bem estar emocional dos colaboradores.
O encorajamento para a busca de ajuda, pode ser crucial para o trabalhador quando ele se sente apoiado e compreendido ao invés de julgado e estigmatizado. Assim, compreender que precisamos olhar também para a saúde mental é um passo importante para uma mudança de mentalidade.
Educar a audiência com temas relacionados à Inteligência emocional , o autocuidado e a importância do nosso bem estar físico como um reflexo de nossa saúde como um todo , é o primeiro passo para um política de psico-educação.
Como você tem cuidado de seu equilíbrio emocional? E como vai esse cuidado com seu time?
Conte comigo para montarmos uma solução adequada para qualquer momento em que você ou sua equipe se encontram.
Um beijo,
Letícia Rodrigues
Quem sou eu?
Sou Leticia Rodrigues, psicóloga e fundadora da Fiorire Consultoria.
· Atuo com desenvolvimento de pessoas, ajudando empresas e profissionais em seus desafios corporativos.
· Já treinei colaboradores de empresas como SBT, MetLife , Nike, London Stock Exchange e CDP sobre temas como Inteligência Emocional, Motivação, Comunicação Assertiva e Saúde Mental Corporativa.
· Fui eleita Top Voice Linkedin
· Fui premiada como melhor professora de Inteligência Emocional da escola Conquer.
· E uma das 100 pessoas escolhidas como participante do Programa de Aceleração de criadores de conteúdo do LinkedIn, onde sou LinkedIn Creator.