Sendo empreendedor , colaborador, ou ambos, (rsrs) , voce certamente já ouviu falar nos riscos da desmotivação no contexto das organizações. Mas voce sabe quais são os fatores de maior impacto na motivação de times?

Podemos entender a motivação organizacional como a força motriz de uma empresa para alcançar seus objetivos e resultados. Um time engajado, traz aumento de performance, diferencial competitivo e ambiente organizacional saudável.

Pessoas desengajadas chegam a reduzir entre 30 a 80 % sua energia no trabalho, além de impactar os demais. Os danos , se traduzem pelo  aumento de turnover, dificuldade na  retenção de talentos , diminuição da criatividade na execução das atividades  e aumento do numero de afastamento por motivos de saúde.

Sendo assim, como podemos atuar na motivação dos funcionários, e deixa los engajados e competitivos?  Um bom começo  é  compreender o que é a motivação organizacional e quais os principais  fatores que mais impactam na   desmotivação dos profissionais:

1.A motivação do time  está ligada a satisfação dos colaboradores

A motivação é a  força para ação, busca para um dado comportamento. A empresa que não zela pela satisfação de seus funcionários e olha somente para seus clientes, fatalmente sofrerá com o desengajamento quando precisar de sua equipe para executar seus planos e metas.

2. Compreender que motivação de membros de uma equipe podem ser totalmente diversos

Estudos  revelam que há  diferentes fatores que impactam na   motivação  de membros de um mesmo time. Há pessoas que se motivam por dinheiro , participação nos lucros ou bônus. Outras sentem a necessidade de  reconhecimento, e há ainda as que se motivam diante de metas difíceis, ou desafiadoras, como novas funções , metas, enquanto que outras são motivadas por sentirem que seu trabalho tem um forte impacto social.

O importante é estar atento para que a empresa tenha estratégias de reconhecimento assertivos, dentro de seu planejamento estratégico, com o objetivo de contemplar a todos.

3. A rotina pode ser fatal

Não importa se o segmento de atuação da empresa, propicia  um ambiente mais organizado ou disruptivo. A rotina é importante para balizar ações e viabilizar  resultado. Entretanto, pessoas que não se sentem desafiadas, tendem a se tornar desmotivadas por estarem sempre na zona de conforto.

É muito comum que a empresa busque sanar esse déficit através de metas cada vez mais altas, mas não se trata apenas disso:   aprender algo novo é  um dos maiores motivadores que existem  . Pessoas que não são incentivadas a inovar, a assumir novas posições e desafios, tendem a se tornar desmotivadas.

4. Falhas no recrutamento interno

Pessoas gostam de se sentir valorizadas e isso é regra! Cada vez que o recrutamento busca fora da empresa alguém para uma função , isso desmotiva o pessoal interno. O ideal é que valorize-se os membros que já fazem parte do quadro da empresa, ou ainda que se inicie o recrutamento internamente para aí sim, começar a recrutar externamente.

O mesmo ocorre quando sempre as mesmas pessoas são chamadas para as mesmas funções.  Realizar um rodízio de funções é uma excelente forma de engajar profissionais e incentivar o aprendizado de novas competências.

5. Comunicação clara

Entender o propósito de um negocio e o impacto que cada ação tem em um resultado maior, traz ao colaborador a sensação de pertencimento. É isso que o fará se sentir como parte de um time, de uma família, de algo maior.

Invista no alinhamento frequente de expectativas, abra canais de comunicação com seu pessoal, peça e de feedbacks assertivos.

Para finalizar, o investimento em pessoas é o caminho mais desafiador que uma empresa escolhe, mas certamente é o mais recompensador, tanto do ponto de vista financeiro, quanto na criação de um legado junto aos seus colaboradores que impactará em ultima analise, o cliente final  e assim todo o negocio.

Vale a pena…

Um abraço

Leticia Rodrigues